Já que a Reitoria da UFRRJ não cumpre deliberação do CONSU, ADUR-RJ recorre à Justiça

 

A Associação de Docentes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – ADUR-RJ S. Sind. entrou em um conjunto de ações judiciais já existentes, cujos proponentes são movimentos da sociedade civil organizada, que questionam a construção de um aterro sanitário em Seropédica. O intuito desta iniciativa é levar a questão para o âmbito federal, apoiando-se nas deliberações do Conselho Universitário da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - CONSU/UFRRJ, instância máxima desta instituição de ensino, pesquisa e extensão.

O CONSU deliberou que a Reitoria da UFRRJ ingressasse com ação judicial contra a construção do empreendimento em Seropédica. Em sua 256ª reunião ordinária, realizada no dia 21 de junho de 2010, decidiu:  

      “I - aprovar moção em repúdio à instalação da Central de Tratamento de Resíduos (CTR) em Seropédica;

      II - ingressar com ação judicial pública por conta das perdas e danos que incidirão sobre o município de Seropédica e sobre a UFRRJ devido à implantação do CTR”.

      A deliberação do CONSU foi reafirmada no dia 20 de dezembro de 2010, durante sua 263ª reunião ordinária, quando novamente deliberou: 

      “aprovar que a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), na representação do Magnífico Reitor, ingresse com ação judicial pública por conta das perdas e danos que incidirão sobre o município de Seropédica e sobre a UFRRJ devido à implantação da Central de Tratamento de Resíduos (CTR), em Seropédica”. 

A ADUR-RJ entende que o Conselho Universitário da UFRRJ reconhece a gravidade do tema, pois, os impactos de um aterro sanitário neste município interferirão no funcionamento desta Universidade, bem como acarretarão em danos ambientais e ameaçarão a qualidade de vida dos habitantes de Seropédica e das cidades vizinhas.

A intenção da ADUR-RJ é fomentar o ingresso da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro nessas ações judiciais, uma vez que o Reitor, até o presente momento, ainda não cumpriu a deliberação do CONSU, conforme as resoluções acima apresentadas.  

Fórum de Mobilização contra o aterro sanitário em Seropédica inicia o ano letivo com reunião

No dia 3 de março, a ADUR-RJ sediou a primeira reunião deste ano do Fórum de Mobilização contra o Aterro Sanitário em Seropédica.

Estiveram presentes professores e técnico-administrativos da Rural, o representante do Movimento Popular de Seropédica e de outras entidades da sociedade civil do município. Houve também a participação expressiva dos alunos da Rural, representantes dos Diretórios Acadêmicos e do Diretório Central dos Estudantes – DCE. Juntos, aprovaram uma agenda de atividades, conforme a seguir: 

·        14 a 19/03 – Semana de Mobilização

 

·        15/03 – Reunião do Fórum de Mobilização contra o aterro sanitário às 17h, na sede da ADUR-RJ.

 

·        22/03 – ATO EM DEFESA DA VIDA – CONTRA O ATERRO SANITÁRIO EM SEROPÉDICA.

 

PARTICIPEM!

 


Coletânea de artigos


Home