Luta pela DE na UERJ: já são 28 dias sem resposta do reitor
 

Professores em assembleia no dia 5 de dezembro
 

O reitor Vieralves continua sem receber a diretoria da Asduerj – Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Desde sua recondução, em 10/11, a entidade pleiteia um encontro para discutir ações conjuntas que concorram para a efetivação da DE proposta pelos conselhos em janeiro.

Na assembleia do dia 5/12, o tema foi amplamente discutido. Os docentes lembraram os compromissos estabelecidos pelo reitor durante a campanha para reeleição. Entre eles, a garantia de que a DE estaria resolvida em breve.

DE: Asduerj se reúne com bancada do PT

A diretoria da Asduerj se reuniu na última terça-feira, 6/12, com a bancada do PT na Alerj. Na pauta, a tramitação do anteprojeto da DE. Além de apresentar a proposta aprovada nos Conselhos e as justificativas para sua imediata implantação, a Asduerj solicitou aos parlamentares apoio para acelerar o processo e para ampliar a base de apoio ao pleito no legislativo.

Governo ainda pode apresentar proposta este ano

Segundo os parlamentares, até o final deste ano o governo deverá apresentar cinco mensagens para serem votadas na Alerj. Não há informações sobre o conteúdos destes documentos. Os deputados se comprometeram a facilitar a interlocução da Asduerj com os demais líderes partidários.

Ampliação de carga horária não se efetivará este ano

Só deverá ocorrer em fevereiro a ampliação da carga horária de docentes 20 horas contemplados com a decisão da Copad, publicada em 22/11.
Os processos encontram-se no momento na SRH, onde deverá ser comprovada, caso a caso, a inexistência de impedimentos à ampliação. Após, ainda serão reencaminhados à Copad e, desta, à SRH, mais uma vez.

Reunidos na Asduerj na tarde desta quinta-feira, 8/12, os professores 20 horas decidiram acompanhar presencialmente a tramitação do processo durante todo o mês de janeiro.

Concursos atraem número insuficiente de candidatos

Faltam candidatos às vagas para docentes nos recentes concursos promovidos pela Uerj. No Instituto de Matemática e Estatística, apenas seis vagas foram preenchidas das dezesseis disponibilizadas. Na Faculdade de Engenharia, onde o processo ainda não foi finalizado, também deverá sobrar vagas. Para a diretora da FEN, professora Maria Eugênia Mosconi, dois fatores explicam o fenômeno. O aquecimento do mercado no estado, com salários muito superiores aos oferecidos pela universidade, e o déficit de profissionais existente no país.

 

Fonte: Boletim ASDUERJ

 


Coletânea de artigos


Home