Mobilização do funcionalismo público adia votação de PL na Bahia


Após manifestação na Assembleia Legislativa e duas reuniões com deputados, representantes do Fórum das Associações Docentes das Universidades Estaduais da Bahia – Seções Sindicais do ANDES-SN (Fórum das ADs), dos técnico-administrativos das UEBA e de outras categorias do funcionalismo público conseguiram adiar a votação do Projeto de Lei 19.394/2011, que institui mudanças no Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais – PLANSERV. O Fórum das ADs divulgou uma nota pública no jornal Correio, denunciando esta tentativa de atacar direitos dos servidores baianos.
http://portal.andes.org.br/imprensa/noticias/imp-ult-14015182.pdf

O governo aprovou regime de urgência para votação do PL que restringe o acesso à assistência médica (PLANSERV) paga pelo próprio funcionalismo, limitando o número de consultas, exames e, até mesmo, atendimentos de urgência e emergência e criando o “fator moderador”, o qual obriga o servidor que usar o plano a pagar adicionais pelos serviços. Além disso, o PL 19.394/2011 majora os valores pagos por servidores que ganham salários superiores a R$ 3 mil.

Inicialmente, a votação estava marcada para o último dia24. No entanto, com a mobilização de diversas categorias do funcionalismo, a mesma foi adiada para a próxima quarta (31/8). Para definir estratégias contra este golpe do governo Wagner, os servidores públicos se reuniram em uma assembleia geral na quinta (25/8), em Salvador, e rejeitaram o Projeto, aprovaram um indicativo de paralisação nos dias 30 e 31 de agosto para todos os servidores públicos e marcaram uma concentração na Assembleia Legislativa da Bahia nesta quarta (31).
 
Para o coordenador da Associação dos Docentes da Universidade de Feira de Santana (Adufs – Seção Sindical), Jucelho Dantas, esse projeto comprova a forma desrespeitosa com a qual o governo vem tratando os trabalhadores e a saúde. “O governo não possibilitou o acesso a informação, nem tão pouco a discussão do projeto de lei com os servidores, adotando medidas restritivas à saúde, ferindo assim nossos direitos constitucionais”, afirma.

O Fórum das ADs

O Fórum das ADs é composto pelas Seções Sindicais do ANDES-SN da Universidade Estadual de Feira de Santana (Adufs), Estadual da Bahia (Aduneb), de Santa Cruz (Adusc) e do Sudoeste da Bahia (Adusb).

Fonte: Adusb

 


Coletânea de artigos


Home