Obama não veio a passeio

 

Obama não veio a passeio. Não veio comer baião de dois com carne de sol, não veio assistir capoeira na Cidade de Deus. Definitivamente, não. Movimento sociais, partidos políticos e organizações de esquerda mostraram ao todo poderoso Barak Obama que sabem bem o que ele veio fazer aqui. “Tire as garras do pré-sal”, “Fora Obama, o pré-sal é nosso” e “Não à entrega do pré-sal, Obama go home” foram algumas das faixas que puderam ser lidas no ato realizado no último domingo (20/03), antes de seu discurso no Theatro Municipal do Rio, na Cinelândia.

O protesto reuniu cerca de 600 militantes, que marcharam da Glória e Largo do Machado até as proximidades da praça da Cinelândia. Quando o movimento passava pela rua do Passeio em direção à Cinelândia, a coordenação verificou a quantidade desproporcional de efetivo militar, e decidiu que o mais prudente seria terminar o ato ali mesmo. Segundo Marcelo Durão, da coordenação nacional do MST, o ato preservou até o fim seu caráter pacífico, passando sua mensagem de que Obama veio ao Brasil principalmente para negociar o petróleo brasileiro.

Também foram lembrados no ato os 13 presos políticos que ainda se encontravam encarcerados sem nenhuma prova. Os manifestantes foram detidos no ato realizado na sexta-feira em frente à embaixada americana, sob acusações absurdas e sem provas. As fitas da embaixada, que certamente filmaram tudo, não foram liberadas. Os 12 presos maiores de idade foram levados a presídios (Bangu e Água Santa), enquanto um menor foi recolhido ao Instituto Padre Severino. Coincidentemente, todos foram soltos uma hora após a partida de Obama do Brasil.

FONTE: APN

 


Coletânea de artigos


Home