Ocupação da reitoria da UFF termina vitoriosa

 

A ocupação da reitoria da Universidade Federal Fluminense - UFF por parte dos estudantes encerrou-se nesta terça-feira com um saldo positivo, após a assinatura de um acordo entre os ocupantes e a administração da Universidade.

Na segunda-feira, um oficial de Justiça chegou à reitoria com um mandado de reintegração de posse, acompanhado de alguns policiais. Ao longo do dia, a tensão foi crescendo na mesma medida que o contingente policial na porta da reitoria. À noite, quando os manifestantes realizavam uma assembléia com cerca de 800 estudantes, o reitor Roberto Salles decidiu suspender o mandado e receber uma comissão.

A reunião aconteceu na manhã dessa terça-feira. Apesar da resistência inicial, a reitoria acabou cedendo à maioria das reivindicações dos estudantes, como a suspensão imediata das obras da Via Orla, o cancelamento da aprovação ad referendum do acordo com a prefeitura para a construção das vias, e a suspensão de matrículas nos cursos pagos, entre outras.

Mesmo com o bom resultado da reunião, as forças policiais voltaram para a porta da reitoria, informando que tinham pressa em fazer a reintegração de posse, e sinalizando a possibilidade de usar a força. Os estudantes organizaram uma saída pacífica, ao mesmo tempo em que comemoravam o acordo obtido.

De qualquer maneira, os estudantes pretendem acompanhar de perto o cumprimento de cada um dos itens do acordo.

Fonte: ADUFF

 


Coletânea de artigos


Home