Na paralisação do dia 5, Diretoria da ADUR-RJ recebe professores para atividade de mobilização
 

Professores da UFRRJ estiveram reunidos na sede da ADUR-RJ para discutir o motivo pelo qual, na última assembleia da categoria (29/6), foi aprovada a paralisação das atividades no dia 5 de julho. Servidores Públicos Federais (SPF) de todo o país não estão satisfeitos com o tratamento que lhes têm sido dispensado pelo governo e estiveram mobilizados para reivindicar seus direitos em diferentes manifestações realizadas nos estados. Na tarde do dia de hoje, a Diretoria da ADUR-RJ realizou uma reunião com os docentes, que contou com a participação do Prof. Frederico Falcão – primeiro vice-presidente da Regional RJ do ANDES-SN.

Na ocasião, foram novamente apresentadas as bases das principais bandeiras de luta defendidas pelo Sindicato Nacional: universidade pública e o trabalho docente; autonomia, financiamento e vagas docentes; democratização das instituições e das relações de trabalho; condições de trabalho, capacitação e seguridade; carreira única dos professores federais; política e proposta salariais. Os docentes receberam material distribuído pelo ANDES-SN e outros elaborados pela ADUR-RJ, com informes sobre a carreira e sobre as lutas do Sindicato. Eles puderam tirar dúvidas em relação à carreira docente e também acerca da atual conjuntura política e econômica que tem preocupado a classe trabalhadora.

Foram informados de que os SPF estão articulados em todo o país, para lutarem principalmente contra um projeto de lei que visa congelar os salários do funcionalismo pelos próximos dez anos (PL 549); contra o sucateamento da educação (MP 525); privatização dos hospitais (MP 520) e áreas afins; contra a ameaça de demissão no serviço público (PL 248/98) e outras medidas provisórias que retiram direitos dos trabalhadores.

Os docentes apóiam todas as reivindicações do funcionalismo e também se articulam para cobrar abertura de negociações efetivas com o governo e para discutir as bases de uma política de reajuste salarial. Lutam ainda pela implementação do plano de carreira de professor federal construído coletivamente pela base do ANDES-SN e aprovado no último congresso da categoria (Uberlândia – MG, 2011). A carreira docente defendida pelo Sindicato Nacional dos Docentes prevê a valorização do trabalhador; da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; a valorização da Dedicação Exclusiva; a isonomia salarial em valor integral correspondente a cada posição na carreira; incorporação das gratificações ao salário; paridade entre aposentados e profissionais na ativa; desenvolvimento na carreira dissociada de avaliação produtivista.
 

 


Coletânea de artigos


Home