Pesquisas traçam perfil dos delegados do 30º Congresso



Uma equipe de professores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Fundação Joaquim Nabuco formulou um questionário, de natureza acadêmica, para traçar o perfil dos participantes e organizações do 30º Congresso do Andes-SN.

De acordo com Patrícia Vieira, professora do instituto de Ciências Sociais da UFU e uma das responsáveis pela pesquisa, a proposta é investigar o perfil socioeconômico dos participantes, bem como as orientações e posições políticas acerca de questões sindicais, partidárias, relativas às condições de trabalho docente e à política nacional. “É um questionário que visa captar quais são as tendências, as orientações dominantes entre os delegados”, explica. Segundo a docente, a ideia é entregar à direção do Andes-SN um relatório com os dados coletados. “Se a direção achar interessante, podemos fazer uma reunião, apresentar os resultados, e quem sabe no próximo Congresso trazer um retorno. Acho que isso é muito importante”.

A Associação dos Docentes da Universidade Federal Fluminense (AdUFF – Seção Sindical) também trouxe uma pesquisa ao Congresso, que será distribuída e recolhida durante os trabalhos nos Grupos Mistos. Segundo Eblin Farage, 1a secretária da AdUFF, “Sentimos a necessidade de tentar entender o que tem de novo na categoria. A categoria não é a mesma, tem passado por mudanças, principalmente devido ao recente processo de expansão, mas nós ainda não temos os elementos para fazer essa nova caracterização da categoria. Esperamos que a pesquisa nos dê os elementos necessários para entender melhor a categoria e, dessa forma, melhorar a relação do sindicato com a base”, conta. Assim como a pesquisa da UFU e da Fundação Joaquim Nabuco, os questionários respondidos deverão ser sistematizados e disponibilizados ao Andes-SN e ao conjunto das seções sindicais. “Esperamos motivar o Sindicato a fazer um trabalho parecido nacionalmente, que nos permita conhecer melhor toda a categoria”.

Fonte: Andes-SN, 16/2/11.

 


Coletânea de artigos


Home