Andes-SN divulga plano de lutas do setor das Universidades estaduais e municipais

 

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) divulgou na última semana o plano de lutas do setor das universidades estaduais e municipais para 2011. Deliberado no 30º Congresso do Sindicato Nacional, realizado em fevereiro, o documento elenca prioridades e tenta traçar estratégias de unificação das lutas.

Entre elas, está a erradicação de “distintas modalidades de contratação docente”. O setor defende a contratação exclusivamente por “concurso público e preferencialmente em regime estatutário, com Dedicação Exclusiva (DE)”. Uma reunião do setor está agenda para o primeiro semestre de 2011 em Salvador.

 

Veja a integra do Plano de Lutas das Estaduais e das Municipais:

 

O 30º Congresso do ANDES-SN delibera como Plano de Lutas para o Setor: 

1.      Articular, com a participação das Secretarias Regionais, a criação ou rearticulação de Fóruns Estaduais e Municipais – congregando as Seções Sindicais, entidades de funcionários técnico-administrativos e estudantis – para ampliar o trabalho de base e lutar prioritariamente por: 

a)      erradicar as distintas modalidades de contratação docente, defendendo a contratação exclusivamente por concurso público e preferencialmente em regime estatutário, com Dedicação Exclusiva (DE), em qualquer discussão sobre carreira ou reformulações estatutárias; 

b)      reajustes salariais para toda a categoria, com equiparação salarial para todos os professores substitutos e garantia de preservação dos direitos dos aposentados; 

c)      c) financiamento público, com subvinculação de recursos para as IES públicas de acordo com suas necessidades; 

d)      autonomia e democratização da estrutura de poder, com a realização de processos estatuintes e/ou mudanças em estatutos e regimentos, contando com participação e deliberação dos três segmentos das IES, para além da representação existente em seus conselhos; 

e)      políticas de acesso e permanência estudantil, com garantia de ensino público e gratuito; não criminalização dos movimentos; 

f)        expansão do corpo de docentes e de funcionários técnico-administrativos, de acordo com as necessidades das IES públicas; 

h) pautar o debate sobre a transformação das IMES em instituições de fato públicas e gratuitas. 

2.      Pautar e definir ações conjuntas, na reunião pós 30º Congresso das Secretarias Regionais, os seguintes temas relacionados às universidades estaduais e municipais: 

a) campanha salarial 2011;

b) previdência – mudanças em curso e mudanças vislumbradas para o ano de 2011;

c) defesa do Sindicato e luta contra o imposto sindical;

d) implementação de ações para viabilizar o Plano de Lutas aprovado no 30º Congresso, incluindo a consideração da Planilha de despesas do Encontro Nacional do Setor das IEES/IMES (a seguir);

e) assédio moral. 

3.      Realizar um Encontro do Setor, em nível nacional, no primeiro semestre de 2011, após as reuniões das Secretarias Regionais pós 30º Congresso, já regularmente previstas, para definir Ensino Público e Gratuito: Direito de Todos, Dever do Estado e promover ações unificadoras nas e entre as IEES e IMES, a partir dos temas contidos nos itens 1 e 2, incluindo ações conjuntas com as entidades de funcionários técnico-administrativos e de estudantes, e pautando temas referentes à universidade como geradora de conhecimento por meio de suas funções indissociáveis de ensino,pesquisa e extensão. 

4.      Realizar um novo Encontro do Setor, no segundo semestre de 2011, para avaliar as ações unificadoras realizadas até então pelas Seções Sindicais e Secretarias Regionais, e discutir propostas de continuidade, incluindo ações em conjunto com as entidades dos funcionários técnico-administrativos e dos estudantes. 

5.      Intervir, por meio das Seções Sindicais e Secretarias Regionais, nos seus respectivos Estados e municípios, no primeiro semestre de 2011, nos processos de elaboração das Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e, no 2º semestre de 2011, nos processos de elaboração dos orçamentos estaduais e municipais, com o objetivo de ampliar os recursos para a educação pública em geral e, em especial, para o ensino superior público. 

6.      Elaborar diagnóstico sobre as condições de trabalho a que têm sido submetidos os docentes nas universidades estaduais e municipais, incluindo as consequências danosas do estresse causado pela precarização e pela superexploração do trabalho nessas instituições. 

7.      Preparar esboço para discussão de proposta de carreira para as IEES/IMES a ser discutido no Encontro do Setor, em Salvador/BA, no primeiro semestre de 2011, tendo como base a discussão acumulada nos setores e no GT Carreira do ANDESSN, pautando o debate no 31º Congresso. 

8.      Pautar a discussão sobre piso salarial das IEES e IMES, agendando o tema para o próximo CONAD. 

9.      Lutar pelo estabelecimento de financiamento público por parte das esferas federal e estaduais, adequado às necessidades das IEES/IMES. 

10.   Preparar subsídios para intervir na definição do próximo Plano Plurianual (PPA), que ocorrerá no primeiro semestre de 2012. 

RECOMENDAÇÃO: Que a Diretoria Nacional participe, sempre que possível, em conjunto com as AD envolvidas, das negociações salariais em cada estado ou município.

 

  

  • Clique no link para ter acesso ao documento completo.

 

FONTE: ANDES-SN

 


Coletânea de artigos


Home