Polícia entra em confronto com manifestantes do “Ocupe Oakland” nos EUA
 

Policiais e manifestantes entraram em confronto na noite de terça-feira (horário local) em Oakland, na Califórnia, durante um protesto em resposta à repressão realizada horas antes contra um acampamento local do movimento “Ocupe Wall Street”.

Cerca de mil pessoas estavam reunidas em frente à sede da prefeitura, na praça Frank Ogawa, quando os choques tiveram início.

Policiais usaram bombas de gás lacrimogêneo para conter a multidão.

Testemunhas citadas pela agência Reuters informaram que dezenas de pessoas foram detidas durante a manifestação. O departamento de polícia de Oakland não quis se pronunciar sobre o caso.

Durante a manhã de terça, policiais dispersaram os cerca de 350 manifestantes que acampavam na praça Frank Ogawa há duas semanas.

Houve tumulto durante a retirada forçada dos manifestantes e ao menos 85 pessoas foram detidas.

A prefeitura informou em comunicado que havia advertido na quinta-feira passada os manifestantes para que não acampassem mais na praça. Outros avisos foram emitidos na sexta e segunda-feira.

Segundo a prefeitura, as manifestações serão permitidas apenas durante o dia no local.

Ocupe Wall Street

O protesto era uma versão do movimento lançado há mais de um mês em Nova York, chamado “Ocupe Wall Street”. As manifestações se concentram na indignação provocada pela ajuda do governo a grandes bancos e ao alto índice de desemprego persistente.

Centenas de manifestantes foram presos em Nova York desde o início dos protestos. Houve também prisões em outras cidades norte-americanas.

Na semana passada, a polícia de Chicago prendeu 130 manifestantes em Grant Park, local de manifestações durante a convenção democrata de 1968, e outras 15 pessoas em um protesto na Filadélfia.

 

 

Fonte: Folha.com

 


Coletânea de artigos


Home