Em cerimônia de posse, Diretoria da ADUR-RJ renova o fôlego para a mobilização política e sindical
 

No dia 8 de dezembro, os conselheiros e os diretores da ADUR-RJ S. Sind. eleitos recentemente tomaram posse em assembleia realizada no Gustavão.

 

Estiveram presentes o Reitor da UFRRJ, Prof. Ricardo Motta Miranda; o representante do SINTUR, Dércio Mendes Alves; o discente Geovane Henrique Salgado do Carmo, que, representava o Grêmio do Colégio Técnico da UFRRJ (CTUR); e o 1º Vice-presidente da Regional RJ do ANDES-SN, Prof. Frederico José Falcão. Todos se pronunciaram saudando a gestão 2011/2013 e reafirmando a importância histórica da ADUR-RJ para a Universidade Rural.

O Professor Frederico José Falcão, pelo ANDES-SN, enfatizou que a gestão 2009/2011 enfrentou grandes lutas, como a criação do Reuni, a batalha que envolveu a construção do projeto de carreira do ANDES-SN e ainda a instalação do aterro sanitário em Seropédica.

Pela diretoria que se despedia, o Prof. Ricardo Berbara apresentou breve análise da conjuntura política, relacionando-a à crise do capital e aos recentes protestos   populares em países como . Disse que o Movimento Docente viveu grande dificuldade de mobilização, sobretudo após a chegada do governo do PT à presidência da República, quando a categoria dividiu-se, já que muitos não fizeram uma leitura crítica do partido quando este foi alçado ao poder.

Em seguida, pela gestão 2011/2013, a professora Ana Cristina proferiu o discurso de posse.

Ela salientou que a nova Diretoria tem mais da metade de seu quadro renovado, contando com professores que representam os três campi da UFRRJ. Reafirmou o compromisso de dar continuidade à luta, de avançar na mobilização docente e na defesa da universidade pública, gratuita, laica, de qualidade e socialmente referenciada.

Criticou a política do governo que, atrelada à lógica mercantilista,  que, de acordo com a presidente do Sindicato, desde a era FHC tem reduzido cada vez mais os gastos da união em investimentos públicos. “É nessa lógica que foram implantados programas como o REUNI – que proporcionou a expansão e reestruturação das universidades públicas, que contratou muitos docentes, mas que também propiciou a precarização do trabalho, neste caso, nas próprias condições enfrentadas pelos docentes, em espaços que deveriam promover um ensino de qualidade, mas na verdade, nos distância cada vez mais do projeto de universidade pela pesquisa, transformando as universidades em escolões”, disse.

Após a solenidade, os professores foram convidados para um almoço, na sede da ADUR-RJ.

 


Coletânea de artigos


Home