Possibilidade de greve por tempo indeterminado a partir do dia 25 está na pauta dos docentes do CAP-UFRJ, que paralisam atividades no dia 20/4

 

A paralisação do dia 20 e a possibilidade de greve por tempo indeterminado foram as formas encontradas pelos docentes do CAp para responder à falta de politica para os colégios de aplicação por parte do governo. Aproximadamente 30 novos substitutos não receberam seus salários desde o início do ano letivo, sob o argumento de que o MPOG (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão) estaria aplicando o pacote de normas que determina o contingenciamento de gastos, proibindo este tipo de contratação. Na AG, foi informado que a reitoria, por sua vez, sinalizou que os pagamentos poderiam ser feitos como se os professores substitutos fossem prestadores de serviços, o que também não foi considerado satisfatório.

Como se não bastasse, a comunidade capiana ainda aguarda a homologação dos concursos promovidos em 2010 e sofre com a ameaça de uma proposta de portaria governamental que fere a autonomia universitária e põe em risco a própria existência de todos os colégios de aplicação do país.
 

Pauta de reivindicações

Ao final da Assembleia, ficou constituída uma comissão que irá entregar a pauta de reivindicações à reitoria: regularização dos contratos dos substitutos (conforme os editais), pagamento dos atrasados e homologação imediata dos concursos seriam os itens de demanda imediata. Além disso, será exigido o compromisso pela construção de uma política por mais concursos para a Unidade e contra a minuta de portaria do governo para os colégios de aplicação.

Para ajudar na mobilização pelo atendimento da pauta de reivindicações, será marcada uma reunião com os pais de alunos, provavelmente neste dia 19, às 18h, no colégio.

FONTE: ADUFRJ

 


Coletânea de artigos


Home