Professores, técnicos e estudantes da USP realizam ato público nesta quinta (10)
 

Os docentes da USP (Universidade de São Paulo) decidiram nessa quarta-feira (9), em assembleia convocada pela Associação dos Docentes da USP (Adusp), participar de um ato público nesta quinta-feira (10), às 15h, no Largo do São Francisco, por democracia já na instituição.

A manifestação, que também terá a participação do DCE (Diretório Central dos Estudantes), da Associação Nacional dos Estudantes Livres (Anel) e do Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp), também terá como eixo: “Segurança, sim! PM, não!” e “Contra a criminalização dos movimentos sociais”.

Na assembleia realizada nessa quarta-feira (9), os docentes da USP decidiram solicitar audiência com o reitor para tratar da questão da segurança na universidade e, também, para manifestar o repúdio dos docentes à ação da PM no campus. Também será solicitada uma audiência ao governador, Geraldo Alckmin, na qual será entregue uma “Carta Aberta ao Governador”, repudiando as ações policiais na USP.

A assembleia decidiu, ainda, que a Adusp, em conjunto com DCE e Sintusp, vai realizar o debate “Segurança e Democracia”, com o objetivo de discutir propostas de segurança no campus que respeitem os direitos de cidadania. Também deve ser debatida a abertura da universidade à população e sua inserção na cidade.

Outra deliberação da assembleia foi que devem ser acionados mecanismos, como a ouvidoria da Polícia Militar e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe), para que sejam investigadas denúncias de violação dos direitos humanos durante o processo de reintegração de posse do prédio da reitoria ocorrido nessa terça-feira (4).

Os docentes, reunidos em assembleia, também decidiram que devem ser feitos esforços políticos pela anistia de estudantes, professores e funcionários técnico-administrativos que tenham sido processados e/ou punidos por participarem de ações políticas na USP.

Veja mais:

 

 

Fonte: ANDES-SN

 


Coletânea de artigos


Home