Professores da UFPA continuam mobilizados


Após a paralisação de 24 horas, os professores da Universidade Federal do Pará (UFPA) decidiram continuar em estado de mobilização para acompanhar o processo de negociação entre o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDES-SN) e o governo federal, em torno da reestruturação da carreira docente. Em assembleia geral realizada na manhã desta quinta-feira, 15, nos Altos do Vadião, os docentes discutiram o projeto de carreira defendido pelo ANDES-SN e aprovaram uma pauta local de reivindicações que deverá ser entregue ao reitor Carlos Maneschy.

No início da assembleia, a diretoria da Associação dos Docentes da UFPA (Adufpa) – Seção Sindical do ANDES-SN deu informes acerca da reunião com o governo realizada na quarta-feira (14), em Brasília, para iniciar o processo de discussão sobre a reestruturação da carreira docente.

Depois de debaterem a proposta de carreira do ANDES-SN, os docentes da UFPA reafirmaram a defesa da carreira única e destacaram a necessidade de criação de um piso salarial baseado no salário definido pelo Dieese, sendo o ponto de partida para a progressão na carreira. “Hoje, sequer temos piso salarial nacional. O governo federal cobra dos Estados e municípios que cumpram o pagamento do piso aos professores da educação básica, mas para nós não oferece isso”, afirmou a tesoureira da Adufpa, Vera Jacob, após fazer uma análise histórica da carreira docente.

Ainda na assembleia, os docentes aprovaram uma pauta local de reivindicações, que engloba, entre outros pontos, um Plano de Capacitação dos docentes da UFPA, o pagamento da Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso, sem obrigação de reposição de aulas, a transparência na gestão de recursos destinados à UFPA, o investimento em segurança e uma política de atendimento à saúde do servidor, com criação de unidades de pronto atendimento nos campi.

A intenção da diretoria da Adufpa é entregar à pauta ao reitor Carlos Maneschy na próxima semana. “Para isso, iremos divulgar e mobilizar os docentes da UFPA a estarem presentes no momento de protocolarmos a pauta, a fim de reforçar nossas reivindicações e fortalecer nosso movimento”, defendeu a diretora geral da Adufpa, Rosimê Meguins.
 
 

 

Fonte: Adufpa - Seção Sindical

 


Coletânea de artigos


Home