Professores da UnB aprovam indicativo de greve para março de 2012


Cerca de 80 professores participaram de assembleia geral, convocada pela Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (Adunb) - Seção Sindical do ANDES-SN, na manhã desta segunda-feira (19), no Centro de Ensino Médio nº 4 de Ceilândia. O principal destaque da assembleia foi a aprovação, por unanimidade, de indicativo de greve para março de 2012, caso o Campus definitivo de Ceilândia não seja entregue na data estipulada e em pleno funcionamento.

Foi aprovada, também, a paralisação das atividades de ensino a partir desta quarta-feira, dia 21, até enquanto durar a ocupação da reitoria pelos alunos. A paralisação, além de apoiar à manifestação dos estudantes, visa agendar reunião extraordinária com o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e com o Conselho Universitário (Consuni) para quinta (22) e sexta-feira (23), respectivamente. O objetivo das reuniões é encaminhar e debater as pautas de reivindicações dos alunos e professores, tendo, como principal ponto a suspensão do vestibular de Ceilândia, cujas inscrições começam na próxima segunda-feira, dia 26. Caso as reuniões não sejam agendadas ou não exista acordo entre as partes, a Adunb entrará com uma liminar, via a assessoria jurídica, no sábado (24), para suspender as inscrições para o vestibular.

Ainda sobre o adiamento do vestibular, foi deliberado pela inclusão de um item na pauta dos professores, exigindo que a UnB forneça um cronograma para a conclusão das obras dos prédios UED, UAC e MESP. Além disso, é exigido pelos docentes que tanto a Universidade quanto o Governo do Distrito Federal (GDF) assumam um compromisso público com a população de Ceilândia para a entrega dos prédios.

A Adunb entrará com pedido de audiência com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e com o reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Júnior, para discutir a pauta dos professores. A solicitação será feita nos próximos dias.

Foi marcada para a próxima segunda-feira, dia 26, uma nova assembleia geral de professores, que será realizada também no Centro de Ensino Médio nº 4 de Ceilândia, na sala 5, às 9h30. A assembleia trará os informes dos acontecimentos desta semana e debates sobre os futuros encaminhamentos dessa luta.

 

Fonte: Adunb - Seção Sindical

 


Coletânea de artigos


Home