Bahia: Professores da UESB deflagram Greve
 

A assembleia geral da Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Adusb Seção Sindical, realizada nesta terça (5/4), no campus de Jequié, deflagrou greve por tempo indeterminado na UESB a partir desta sexta (8/4). Foram 123 votos favoráveis, duas abstenções e apenas um contrário. Nesta quarta, a ADUSB-SSind comunicou a decisão ao governo e a Reitoria da Universidade, numa tentativa de cumprir os requisitos garantidos na legislação e manter a greve na legalidade.

Após as intensas mobilizações registradas desde o início do semestre letivo, em fevereiro, que se somaram às mobilizações em 2010, a categoria decidiu pela greve por tempo indeterminado para ser iniciada a partir de sexta. A decisão foi tomada a partir da compreensão de que o governo aprofunda cada vez mais os ataques à autonomia, arrancando direitos dos docentes, que têm como reivindicação a defesa da Universidade Pública pela revogação do Decreto 12.583/11, a retirada da cláusula imposta ao acordo salarial, ampliação do quadro docente, permanência estudantil e aspectos relacionados à Pauta Interna das categorias docente e discente.

Com deflagração do movimento paredista dos professores, os estudantes também ensaiam uma radicalização das mobilizações que já está em seu 14º dia nos três campi da instituição. Durante a assembleia de ontem, a participação dos estudantes foi aberta e a pauta da categoria docente foi endossada com as suas reivindicações, especialmente em relação à rubrica específica para permanência estudantil, conclusão de obras inacabadas, acessibilidade para os portadores de necessidades especiais e ampliação do acervo bibliográfico. Com isso, o movimento paredista caminha para uma unificação com a eminência de uma greve geral na UESB, uma vez que os técnicos também iniciam uma agitação.

Luta pela Pauta Interna fortalece a greve

Desde o final do ano passado, a Adusb Seção Sindical vem tentando negociar com a reitoria da UESB a resolução de problemas internos da universidade. Apesar de algumas reuniões entre a administração da Universidade e a direção do sindicato já terem ocorridas, inclusive com a participação da reitoria em uma Assembleia Geral no início deste semestre, a categoria avaliou que as respostas apresentadas foram insuficientes e não atendiam as expectativas. Além de entrar na pauta da greve, na discussão deste ponto, a plenária remarcou a Audiência Pública para o dia 12 de abril.

Confira a Pauta Geral da Greve:

-Revogação do Decreto 12583/2011;
-Retirada da cláusula restritiva que impede a assinatura do acordo salarial;
-Garantia de uma rubrica específica para permanência estudantil de caráter inclusivo;
-Transparência orçamentária (Apresentação do orçamento da UESB 2010 e 2011 para a Assembleia Universitária);
-Convocação imediata da Estatuinte;
-Adicional de insalubridade;
-Melhoria e ampliação dos espaços físicos destinados às atividades acadêmicas;
-Infraestrutura: Conclusão imediata das obras inacabadas, laboratórios, salas de aula, módulos e acessibilidade;
-Ampliação do quadro de docentes;
-Revisão dos Editais de bolsa auxílio;
-Ampliação do acervo bibliográfico;
-Criação e pagamento imediatos das funções gratificadas.

FONTE: ADUSB

 


Coletânea de artigos


Home