Representantes das Iees/Imes definem tema do 8º Encontro Nacional do Setor


O fortalecimento do ANDES-SN e o processo de democratização do Setor das Instituições Estaduais de Ensino Superior (Iees) e Municipais de Ensino Superior (Imes) foi a temática escolhida para 8º Encontro Nacional do Setor Iees/Imes. O tema e a programação do evento foram definidos da última reunião do Setor, realizada nos dias 24 e 25 de agosto, na sede do ANDES-SN, em Brasília.

A oitava edição do encontro acontece na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), entre os dias 21 e 23 de outubro. Para o primeiro dia está previsto um ciclo de palestras e debates com os temas “Autonomia e democracia nas Universidades Estaduais e Municipais” e “Políticas de reestruturação do Estado brasileiro e sua implementação nos Estados e municípios”.


Durante o sábado (22), os participantes se dividirão em quatro grupos de trabalho (GT): autonomia, democracia, financiamento e carreira. Os princípios do Caderno 2, campanha salarial, carreira unificada, regime de trabalho, a expansão das Federais e conflito com as Estaduais, diagnóstico do Setor sobre carreira (com base em levantamento que será feito pelo DIEESE), as condições do trabalho docente, a gestão democrática em todos os níveis, o financiamento da educação pública (10% do PIB) e a criação de fundo federal para as Iees/Imes foram alguns dos subtemas escolhidos para pautar o debate nos grupos.

O domingo será reservado para apresentação dos resultados das discussões nos GT, deliberações e encaminhamentos.

 


Coletânea de artigos


Home