Rio Sem Homofobia na Baixada Fluminense
 

Na Baixada Fluminense, depois os primeiros eventos aconteceram em Belford Roxo e Nova Iguaçu, chegou a vez dos municípios de Mesquita e São João de Meriti nesta segunda-feira.

Em Mesquita, Câmara Municipal abriu suas portas para receber o público pro lançamento da campanha na região. Além da ComCausa, o evento, realizado em parceria com a Associação de Gays e Amigos de Nova Iguaçu e Mesquita (AGANIM), contou com a presença de vários movimentos populares, sociais e representantes de órgãos governamentais.

Já em São João de Meriti, o Centro Cultural Meritiense foi palco do lançamento da campanha teve com a parceria do Grupo Diversidade e Pluralidade – GDS (Foto abaixo).

Programa Rio sem Homofobia

A campanha integra o Programa Rio Sem Homofobia do Governo do Estado do Rio de Janeiro tem como objetivo combater a discriminação e o preconceito contra LGBT, de forma a promover a cidadania através de informações sobre direitos, atuação no combate à violência, ações na educação, cultura, assistência social, segurança, direitos humanos, sistema penitenciário,turismo, esporte e saúde, envolvendo a sociedade civil organizada e os poderes governamentais. É a primeira vez que uma campanha contra a homofobia é realizada e assinada por um Estado na América Latina.

As foram concebidas e validadas em parceria com o governo e os movimentos sociais de gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis. E abordam o tema do preconceito sem estereótipos. As peças de mídia impressa e mobiliária urbano, visualmente associam a diversidade de gênero – traduzida nas cores do arco-íris – à paisagem tipicamente carioca. Os personagens LGBT são mostrados em situações positivas e cotidianas. Já o filme e os spots de rádio abordam o preconceito com uma recomendação para a população: quando você não participa, ele não vai pra frente.

FONTE: ComCausa

 


Coletânea de artigos


Home