Rio Vermelho: milhares levam solidariedade aos bombeiros na Orla de Copacabana
 

O ato em solidariedade aos bombeiros cobriu de vermelho a Orla de Copacabana no Rio de Janeiro, neste domingo. A cor foi utilizada em camisetas, bonés, para simbolizar essa categoria em luta. Com um público estimado em 50 mil pessoas, diversas categorias levaram apoio aos 439 bombeiros, presos pela ditadura de Cabral.

Balões foram lançados ao céu representando esses companheiros que agora, além de lutar por um salário digno, lutam também por anistia.  Esses trabalhadores foram libertados no sábado após um Habeas Corpus e participaram da mobilização de massa.

Profissionais da rede Estadual de Educação do RJ, juventude, parlamentares, policiais civis e militares levaram seu apoio. A professora Amanda Gurgel, também esteve presente e prestou sua solidariedade à categoria que assim como ela, reivindica melhor salário. Os bombeiros do Rio ganham um dos salários mais baixos do país, R$ 950.

A CSP-Conlutas participou do ato com sua militância formada de 2 mil pessoas.

Segundo o membro da Secretaria Estadual da CSP-Conlutas RJ, Cyro Garcia, na manifestação ficou provado que sim, a população se solidariza com essa categoria e foi às ruas demonstrar. Grande parte dos manifestantes utilizou os adesivos “Somos Todos Bombeiros”. “O governador Sergio Cabral tentou tachá-los de vândalos, mas não conseguiu. A população apoia esses companheiros. Isso ficou claro, na manifestação deste domingo”, informou.

Em São Paulo, na Avenida Paulista, também houve um ato simbólico em solidariedade aos bombeiros. A CSP-Conlutas, juntamente com metroviários, judiciários e outras categorias, distribuiu os adesivos da Campanha

Nesta quinta-feira (16), no Rio, a categoria fará nova assembleia para definir os rumos do movimento.Os bombeiros continuam sua luta por piso salarial de R$ 2 mil, vale transporte e anistia.

Fonte: CSP – Conlutas

 


Coletânea de artigos


Home