Sedufsm colore céu de Santa Maria em defesa da saúde pública

Por Fritz Nunes
Sedufsm

Uma atividade promovida pela Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Santa Maria - Sedufsm em defesa da saúde pública coloriu o céu de Santa Maria na manhã desta quinta (7/4). Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, o sindicato dos docentes soltou 500 balões na praça Saldanha Marinho. Os balões continham uma mensagem contra a Medida Provisória (MP) 520, que ameaça os Hospitais Universitários (HU) de privatização.

Acompanhado do professor da UFSM e vereador da comissão de Saúde do Legislativo, Manoel Badke, o presidente da Sedufsm, Rondon de Castro, destacou que a manifestação estava relacionada a outras atividades no país, organizada pelos movimentos sindical e social, em defesa da saúde, contra o processo de privatização do setor.

Dentre as centenas de balões, um total de 50 possui um cupom “premiado”. Qualquer pessoa que encontrar um desses balões poderá trocar o cupom por uma camiseta que contém uma mensagem contra a MP 520. A troca pode ser efetuada na secretaria da Sedufsm, na rua André Marques, 665. Alguns transeuntes que acompanhavam a atividade não perderam tempo. Arrecadaram alguns balões desgarrados e imediatamente buscaram trocar cupons por camisetas.

MP 520

A Medida Provisória (MP) 520 foi assinada pelo presidente Lula, em 31 de dezembro de 2010. A MP, que está em apreciação no Congresso Nacional, cria uma empresa pública de direito privado – a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, EBSERH- para gerenciar os Hospitais Universitários.

A partir da atuação dessa empresa, os Hospitais Universitários passam a ser regidos por normas do setor privado, seja no estabelecimento de convênios com outras entidades ou na contratação de servidores, que passará a ocorrer através da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

 Fonte: Sedufsm

 


Coletânea de artigos


Home