Seminário do ANDES-SN aborda produção de ciência e tecnologia nas universidades
 

O Sindicato Nacional dos Docentes de Ensino Superior (ANDES-SN) promove, nos dias 17 e 18 de novembro, Seminário Nacional de Ciência e Tecnologia, na Universidade de Brasília. O evento tem por objetivo debater a produção de ciência e tecnologia, no Brasil, na América Latina, no mundo.

A atividade, estruturada em quatro mesas redondas e uma mesa final de consolidação de propostas, busca contextualizar o estágio atual do capitalismo e a produção do conhecimento nos países centrais e periféricos.

“A produção de ciência e tecnologia nas universidades está muitas vezes à margem das questões sociais. O seminário busca, entre outras coisas, resgatar a função social que deve estar presente na produção científica acadêmica”, explica Maurício Silva, 1º vice-presidente da Regional Planalto do ANDES-SN e coordenador do grupo de trabalho de Ciência e Tecnologia (GT C&T) do Sindicato Nacional.

A discussão sobre as fontes de financiamento da pesquisa no Brasil, a defesa do interesse nacional e público e a questão do interesse privado na matéria terão lugar de destaque. Segundo o diretor do ANDES-SN, há uma tentativa, no Brasil, de transferência para o setor privado, do financiamento das pesquisas nas instituições públicas.

“Vemos que os investimentos estão migrando, com o pré-sal, para a produção de petróleo. O governo, cada vez mais, tira sua responsabilidade de financiamento da produção de ciência e tecnologia nas universidades, tentando transferi-la para a iniciativa privada”, observa Silva.

Outro ponto que será debatido durante o seminário é produtivismo na academia. No caso brasileiro, as universidades públicas concentram a maior parte dos pesquisadores, o que torna necessária a abordagem sobre as cobranças de aceleração, internacionalização e mercantilização da produção científica, que têm como consequência a intensificação e a alienação do trabalho acadêmico.

De acordo com o coordenador do GT C&T, as discussões suscitadas durante o evento servirão de base para a atualização do plano de lutas do Sindicato Nacional para 2012, que será votado durante o 31º Congresso da entidade, que acontece em janeiro próximo ano, na cidade de Manaus (AM).

Confira abaixo a programação do Seminário:

17 de Novembro

14h - CAPITALISMO, CENTRO E PERIFERIA NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

Francesco Schettino (Università di Roma/ENAC, Itália)

Pablo Rieznik (Universidad de Buenos Aires/CONYCET, Argentina)

Ildo Sauer (USP)

Ângela Siqueira (UFF)

 

18h - FINANCIAMENTO DA PESQUISA CIENTÍFICA NO BRASIL

Ennio Candotti (SBPC)

Antonio Ibañez Ruiz (UNB/ MCT)

Otaviano Helene (USP)

Wrana Panizzi (UFRGS)

 

18 de Novembro

9h - PESQUISA CIENTÍFICA, INTERESSE PÚBLICO E INTERESSE PRIVADO

Sérgio Henrique Ferreira (USP)

Ciro Teixeira Correia (USP)

Ariovaldo Umbelino de Oliveira (UFT)

Francisco de Assis Marques (UFPR)

 

14h - TRABALHO DOCENTE E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO

Roberto Leher (UFRJ)

Maria Ciavatta (UERJ)

Janete Luzia Leite (UFRJ)

Rogério Meneghini (Scielo/FAP)

Lívio Amaral (CAPES)

 

18h - MESA DE ENCERRAMENTO

Coordenadores: Maurício Silva (ANDES-SN)

Luís Antônio Rosa Seixas (ANDES-SN)

 

Fonte: ANDES-SN

 


Coletânea de artigos


Home