Servidores federais do Piauí se unem em paralisação no dia 5/7
 

A direção da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí – Seção Sindical do ANDES – SN (Adufpi) esteve reunida na última sexta-feira (1/7) com membros de diversas entidades para unir forças para o ato de paralisação, que acontece nesta terça-feira, 5/7, às 8 horas, na praça da Liberdade, em frente ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (Ifpi). Os servidores estabeleceram também uma série de iniciativas para envolver outras categorias de trabalhadores públicos federais e um cronograma até o dia do ato. 

Participaram da reunião representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Piauí (Sintufpi), do Diretório Central dos Estudantes (DCE/Ufpi), Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf), da Federação dos Trabalhadores das Universidades Brasileiras - Fasubra Sindical e da regional Nordeste I do ANDES-SN. 

Nesta segunda-feira, 4/7, os professores, técnico-administrativos e estudantes realizam panfletagem na universidade. No mesmo dia, haverá uma plenária das entidades no auditório da Adufpi, às 17h30, para tratar sobre os preparativos finais para o Ato de Paralisação dos Servidores Públicos Federais contra um conjunto de medidas governistas que ameaçam os direitos dos trabalhadores. 

Paralisação será nacional

Professores e outras categorias do serviço público federal estarão unidos, nos seus estados, lutando contra decretos, projetos de lei e medidas provisórias que retirem seus direitos. 

A iniciativa visa sensibilizar o governo e a sociedade para as reivindicações conjuntas do funcionalismo. Dentre elas estão: a definição da data-base (1º de maio), a regulamentação/institucionalização da negociação coletiva no setor público e direito de greve irrestrito, o cumprimento de acordos firmados e não cumpridos pelo governo e uma política salarial permanente com reposição inflacionária, valorização do salário base e incorporação das gratificações. 

Com informações da Adufpi - Seção Sindical

Fonte: ANDES-SN

 


Coletânea de artigos


Home