Servidores públicos federais apostam em luta unitária e negociação conjunta
 

 

 

A Plenária Nacional dos Servidores Públicos Federais, realizada na quinta-feira (14/4), reafirmou a política de unificação do setor para a Campanha Salarial 2011. “Queremos negociar em conjunto, evitando a fragmentação da discussão por categoria, já que essa foi uma experiência ruim que amargamos nos últimos anos”, esclarece a presidente do ANDES-SN, Marina Barbosa Pinto.

De acordo com ela, a vitória do Ato Público de quarta-feira (13/4), que reuniu 15 mil servidores públicos federais em Brasília (DF) e fez com que o governo retomasse as negociações com o setor, demonstrou o acerto da política adotada pela Coordenação Nacional das Entidades de Servidores Federais – CNESF de insistir na unificação da luta.

O ato público foi promovido pelas 11 entidades que fazem parte da CNESF e outras 15 entidades representativas dos servidores públicos federais. Ao final do ato, representantes de todas elas foram recebidos pela ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Mirim Belchior, que agendou para a próxima segunda-feira (18/4) a primeira rodada de negociação do governo com o setor.

Aposta na unidade

“Por decisão da plenária, vamos continuar apostando no fortalecimento da CNESF, na boa relação com outras entidades representantes dos servidores e na ação unitária para a luta”, informa a presidente do ANDES-SN, Marina Barbosa Pinto.

Marina acrescentou que a avaliação política dos delegados é que, após o ato, os servidores públicos federais atingiram um novo patamar de mobilização, importante para a luta. “Nós conseguimos ir para a rua e arrancar uma reunião com o governo. Agora, precisamos reforçar a mobilização já alcançada e ampliá-la ainda mais”, exemplifica a dirigente.

Nesse sentido, no próximo dia 28/4, os servidores públicos federais participarão do Dia Nacional de Luta pelos Direitos dos Trabalhadores, que será promovido nos estados, com a participação de servidores públicos locais, trabalhadores do setor privado e do meio rural, além de estudantes e representantes de diferentes movimentos sociais.

Participaram da plenária 104 delegados e 97 observadores de todo o país, além de aproximadamente 100 trabalhadores não credenciados que estavam na capital federal para participar do ato e acompanharam as discussões.

 

(Foto: J. Wanderley/ANDES-SN)

Fonte: ANDES-SN

 


Coletânea de artigos


Home