Técnico-administrativos em Educação continuam em greve
 

Segundo boletim da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra), os técnico-administrativos devem pressionar o governo a responder às demandas dos servidores que estão mobilizados, entre outros fatores, por mais recursos orçamentários para aumento do piso salarial e racionalização dos cargos da carreira.

O Comando Nacional de Greve (CNG) da Fasubra também discutiu a necessidade se preparar uma grande caravana para a capital federal. A ideia é que este evento seja construído junto do Andes-SN e do Sinasefe. Ainda sem data certa, o indicativo é para que aconteça na primeira quinzena de agosto.
 
CNG vai à reunião do SBPC e ao Congresso da UNE

Todos os integrantes do Comando Nacional de Greve da Fasubra estiveram em Goiânia, no dia 15 de julho, com uma delegação do Comando Local de Greve de Brasília. Realizaram um protesto durante a reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e também durante o Congresso da UNE, para o qual havia a previsão da presença do ministro da Educação.

Na SBPC, foram distribuídos panfletos sobre a greve. Os integrantes do CNG participaram de uma mesa-redonda sobre autonomia universitária, que tinha como debatedores o secretário de Ensino Superior, professor Luiz Cláudio Costa, e o presidente da associação de reitores (Andifes), professor Edward Madureira, reitor da Universidade Federal de Goiás. Os grevistas fizeram um protesto com palavras de ordem após a fala do secretário, e então garantiram um espaço de intervenção na mesa. A representação do comando subiu ao palanque para cobrar a abertura de negociação com os trabalhadores em greve e denunciar o envio ao Congresso do projeto de lei 1749/2011, que privatiza os hospitais universitários.

Em seguida, os grevistas foram ao Congresso da UNE, que contou com a presença de muitos políticos da base do governo, deputados federais e senadores. Foram distribuídos muitos materiais e alguns debates foram promovidos junto aos estudantes.

Greve na UFRRJ também continua

Em assembleia do SINTUR-RJ, a categoria decidiu manter a greve. No dia 28 de julho, às 9h, haverá outra assembleia dos técnicos, na sede do Sindicato
.

 


Coletânea de artigos


Home