Teto de prédio da UFRJ desaba e provoca suspensão das aulas
 

 

 

No dia 20, véspera do feriado, o forro do teto de parte do prédio anexo da Escola de Serviço Social (ESS) desabou. Inicialmente começou na sala 5, mas atingiu, também, a sala 4. Segundo a diretora da ESS, Mavi Pacheco, o incidente foi precipitado por conta de um trabalhador que fazia a manutenção na caixa d’água. Quando pisou em uma das estruturas de madeira do telhado houve o rompimento que resultou na queda do forro de gesso. Felizmente, nem o funcionário e nem os estudantes que estavam em aula no momento do incidente se feriram.


A diretora explicou que a viga de madeira se rompeu porque estava apodrecida com a ação de cupins: “O rapaz, claro, não sabia que a madeira estava comprometida. Depois, a Prefeitura Universitária fez uma vistoria e constatou o problema não só nas estruturas de madeira, como também em todo o telhado”, contou Mavi.

Tempo indeterminado

O problema nas vigas e no telhado só pode ser resolvido com uma obra estrutural de emergência, que demandará mais tempo para que o anexo esteja pronto e consiga receber as pessoas novamente: “Certamente essa obra emergencial não levará menos de 20 dias para que seja realizada, por conta de sua natureza estrutural. Até lá estamos buscando alternativas para não comprometer o semestre”, disse a diretora.

O prédio anexo é utilizado por oito turmas do Serviço Social, além de estudantes de outros cursos do CFCH e do CCJE. São aproximadamente 500 alunos por turno, funcionando das 7h30 às 22h. Noventa por cento deles são estudantes da graduação.

Possível solução

Como alternativa, a Administração Central da UFRJ sinalizou com a instalação de módulos móveis na Praia Vermelha. Tudo indica que na semana que vem estes módulos já estejam instalados para receber os estudantes: “A reitoria está bastante sensível em conseguir uma solução de curto prazo que não comprometa o semestre”, declarou Mavi.

Paralelamente, a direção da ESS está em contato com o Instituto Benjamin Constant e com a UniRio para verificar se há disponibilidade de salas para o deslocamento provisório dos alunos, até que estejam prontas as estruturas móveis. Ainda não há resposta à solicitação. A direção da Escola publicou uma nota em sua página eletrônica comunicando o ocorrido à comunidade universitária.

Falta de investimento

Para os estudantes, a origem de todos os problemas da Praia Vermelha é a falta de investimento no campus: “Este é mais um reflexo, assim como foi o incêndio no Palácio Universitário. No caso do teto, o problema já era antigo. No fim do ano passado foi feito um pequeno reparo, uma maquiagem”, disse a coordenadora do DCE Mário Prata e estudante do 7º período de Serviço Social, Luciana Freitas.

O DCE divulgou uma nota no site da Assembleia Nacional de Estudantes – Livre (Anel). Veja abaixo: 

Nota do DCE Mário Prata – UFRJ

Houve mais um lamentável episódio na Praia Vermelha: o teto de parte do Anexo de Serviço Social caiu!

Há poucas semanas acompanhamos o incêndio na histórica Capela, no Palácio Universitário. Tal acidente parou grande parte da PV, ficando sem aulas os cursos de Ciências Contábeis, Administração, Comunicação, Direção Teatral, Pedagogia e Economia. Na última quarta-feira, dia 20, por volta das 10h30min, ocorreu o desabamento de parte do forro do telhado da sala de aula número 03, com avarias nas salas 04 e 05, no exato momento em que as aulas estavam sendo ministradas no local. Resumo da ópera: os alunos de Serviço social ficaram sem aula na quarta-feira à noite e na segunda-feira também não terão aula, prazo mínimo para o reparo, podendo se prolongar. Tal acidente não afetou apenas o curso de Serviço Social, mas os cursos de Administração e Contábeis também ficaram sem poder ter aulas no Anexo, já que faltam salas de aulas próprias para esses cursos.

Tanto o incêndio da Capela Universitária há algumas semanas, como esse desabamento do teto no Anexo de Serviço Social não são coincidência ou fatos isolados, são reflexo do abandono e da falta de investimento que o Campus da Praia Vermelha vem sofrendo nos últimos tempos. Nós sabemos o motivo que norteia esse descaso: a transferência dos cursos para o Fundão! Faz parte da chantagem que a reitoria quer fazer com os estudantes da PV.

O DCE, em conjunto com os CA´s está convocando um ATO no Conselho Universitário nessa quinta-feira! Precisamos dar uma resposta à altura e dizer que não aceitaremos o sucateamento do ensino superior proposto pelo Decreto do Reuni, tão reivindicado pela reitoria e defendido pelo governo. O que precisamos é de Bandejão na PV, alojamento com qualidade sem ratos e pombos na caixa d’agua, precisamos de um Canecão que esteja a serviço do ensino, pesquisa e extensão, xerox gratuita, assim como o Serviço Social conquistou no último período. Exigimos condições mínimas para conseguirmos permanecer na Universidade. Se não for dessa forma os incêndios continuarão a ocorrer e os tetos das salas de aula a cair!


Luciana da Costa Freitas
Coodenadora do DCE Mário Prata
Assembleia Nacional de Estudantes-livre (ANEL)

 

FONTE: ADUFRJ

 


Coletânea de artigos


Home