UFF pode ceder terrenos para construção de vias
 

A reitoria da UFF está discutindo a possibilidade de ceder parte dos campi do Gragoatá e da Praia Vermelha para a prefeitura de Niterói, para a construção de duas vias: Via Orla e Via 100. O projeto ainda não foi divulgado ou devidamente debatido com a comunidade acadêmica, o que aumenta as dúvidas e preocupações. O professor Francisco Palharini, diretor do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF) declarou-se contrário ao projeto. “Acho a proposta bastante prejudicial ao Gragoatá e especialmente ao ICHF. O Gragoatá vai ficar espremido entre duas pistas. Acho muito inconveniente sacrificar o convívio e a circulação dentro do campus para favorecer a circulação de veículos”, afirmou Palharini.  

Hoje de manhã (28/6), aconteceria uma reunião dos diretores de curso do Gragoatá para discutir a proposta e buscar uma posição comum.O professor Walber Paschoal, especialista em engenharia de transportes, integrou uma comissão criada pela UFF para avaliar o projeto. Contudo, segundo ele, jamais foi apresentado um projeto real, apenas uma idéia geral. Deste modo, a comissão apresentou um relatório concluindo que aquilo era insuficiente para avaliar o que a construção das vias representaria para a UFF. 

 “Qualquer opinião sem que exista um projeto, com dados técnicos, é mera especulação”, afirmou o professor Walber.Embora a reitoria negue, existe uma forte desconfiança que a negociação para cessão das vias envolve a liberação das construções de 15 prédios nos dois campi. As obras foram embargadas pela prefeitura de Niterói, devido à falta dos relatórios de impacto ambiental. Por não acatar a determinação de suspender as obras, a UFF foi multada em R$ 25 mil, segundo noticiou o jornal O Globo em 19 de junho. 

Amanhã, quarta-feira (29/6), acontecerá o Conselho Universitário (CUV), no auditório do Instituto de Geociências. Embora a pauta ainda não tenha sido divulgada oficialmente, é provável que a cessão dos terrenos à prefeitura seja um dos temas principais.

 

Fonte: ADUFF

 


Coletânea de artigos


Home