UFRJ elege novo reitor para o período 2011-2015
 

Os professores Carlos Levi e Antônio Ledo venceram nesta quarta-feira (27) a eleição para assumir os cargos de reitor e vice-reitor, respectivamente, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a partir deste ano até 2015. A chapa teve 7.617 votos no segundo turno da votação feita com a comunidade acadêmica. Os nomes, agora, terão de ser aprovados pelo Colégio Eleitoral da universidade e pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.

Os professores Godofredo Oliveira Neto e Léa Mirian ficaram com a segunda colocação na eleição.

O Conselho Universitário (Consuni) se reunirá em sessão extraordinária, na próxima segunda-feira (2), às 9h30, para analisar e deliberar sobre eventuais recursos relativos às eleições.

No mesmo dia, às 10h30, o Colégio Eleitoral da UFRJ, formado pelo Consuni, pelo Conselho de Ensino de Graduação (CEG), pelo Conselho de Ensino para Graduados (CEPG) e pelo Conselho de Curadores, se reunirá para elaborar as listas tríplices para nomeação do reitor e do vice-reitor da UFRJ, que serão encaminhadas ao Ministério da Educação.

Engenharia naval

Carlos Levi, de 60 anos, é doutor pela Universidade de Londres e professor do Programa de Engenharia Oceânica do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) desde 1999. O professor atuou nos últimos cinco anos como pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da universidade. Levi concluiu a graduação em engenharia naval na UFRJ em 1974, e, no ano seguinte, terminou seu primeiro mestrado.

Na universidade, o professor liderou estudos e projetos na área de engenharia oceânica, como os de hidrodinâmica e ação de ondas. Em 2003, coordenou o projeto de instalação do Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano) da Coppe. Segundo informações do instituto, o laboratório tem o mais profundo tanque oceânico do mundo, capaz de reproduzir as principais características do meio ambiente marinho e simular fenômenos que ocorrem em lâminas d'água superiores a dois mil metros de profundidade.

Histórico

Em 1997, o então ministro da Educação, Paulo Renato Souza, escolheu o terceiro colocado na eleição da UFRJ, José Henrique Vilhena, para assumir a reitoria. A decisão causou revolta entre os estudantes, que ocuparam o prédio da administração. Depois disso, todos os nomes escolhidos pela comunidade acadêmica foram aprovados pelo Ministério da Educação. O atual reitor, Aloisio Teixeira, ocupa o cargo desde 2003.

FONTE: G1

 


Coletânea de artigos


Home