A Assembleia Geral Permanente dos docentes da UFRRJ, reunida em 27/06/2012, debateu os informes prestados por companheiros que, durante a greve, estão sendo agendadas reuniões de unidades e colegiados de curso para deliberarem questões acadêmicas importantes. Foram citados: o agendamento de debates sobre o PDI; convocação de colegiados para discutir reformulações de cursos; conselhos para deliberar a respeito da matriz de avaliação do trabalho docente; entre outras. 

Esta Assembleia entende que assuntos como estes, envolvendo problemas de avaliação, planos estratégicos da instituição, grades curriculares e estrutura de cursos de graduação ou pós-graduação, devem ser agendados com ampla participação da comunidade universitária e em uma situação que permita a expressão de todas as ideias a respeito dos temas tratados. 

Estamos hoje com 56 das 59 universidades federais paralisadas, além de 37 institutos federais, o que caracteriza um movimento de lutas fundamental para que possamos defender um projeto de instituições de ensino superior públicas, gratuitas, autônomas e socialmente referenciadas. 

Durante a greve a normalidade é rompida, os calendários são alterados e um número significativo de atividades de greve passa a ocorrer. Além disso, com a deflagração da greve também pelos técnicos-administrativos e estudantes, o campus sofre ainda mais com o esvaziamento, tornando muitas vezes impossível a participação de membros discentes nestes colegiados.  

Vale lembrar que a legitimidade de nosso movimento é reforçada pelas manifestações dos conselhos superiores de diversas IFEs, inclusive nosso egrégio CEPE da UFRRJ já deliberou a respeito, com moção de apoio ao movimento e suspensão do calendário acadêmico em função da greve. 

Assim, a Assembleia Geral Permanente dos docentes entende que é inconcebível e contraditório a realização de reuniões, que são atividades acadêmicas, sobretudo que tratem de temas envolvendo o interesse geral da comunidade da UFRRJ, em um momento de greve. 

 

Assembleia Permanente dos Docentes
Junho/201

 

 

 

 

 


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