CNG/ANDES-SN participa de ato unificado no Ministério do Planejamento

Os docentes do Comando Nacional de Greve do ANDES-SN participaram na manhã desta terça-feira (21) de um ato unificado em frente ao Ministério do Planejamento, no Bloco C da Esplanada, em Brasília. A atividade faz parte do dia nacional de lutas que acontece hoje em todos os estados, convocado pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (SPF), que reúne 28 entidades representativas das categorias do funcionalismo e três centrais sindicais.

Nas falas dos dirigentes dos vários sindicatos presentes foi enfatizado o desrespeito do governo com os servidores público, a intransigência em negociar com as categorias e a demora em apresentar uma proposta que atenda às reivindicações do funcionalismo.

 

Marina Barbosa, 1ª Secretária do ANDES-SN, parabenizou todos servidores, que lutam com dignidade por suas reivindicações.  Ela ressaltou que o governo perdeu o ‘pé’ em lidar de forma minimamente democrática com os conflitos grevistas.

A diretora do ANDES-SN denunciou que o Executivo vem adotando medidas antissindicais - como a assinatura do acordo com uma entidade que não representa a categoria docente -, repressoras – com o corte de ponto dos servidores – e apelando até para a justiça - no caso dos policiais federais, para dizer que os trabalhadores não devem exercer sua função com o padrão de qualidade que é esperado do serviço público.

“O centro das nossas reivindicações tem como desdobramento a melhoria da qualidade do serviço público oferecido à população. E num país de tantas desigualdades, a sociedade merece que este serviço seja de excelência. Temos certeza da justeza de nossas reivindicações e a força da nossa greve e a unidade que construímos irão arrancar desse governo uma proposta decente para os servidores”, concluiu Marina.

 

Criatividade

Durante o ato, a Associação dos Servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (ASIBAMA) organizou uma intervenção bastante criativa. Servidores personificados de Sherlock Holmes, São Francisco, Mãe de Santo, Bruxa, Cigana, Astrólogo faziam “magias” buscando encontrar a proposta que o Ministério Do Planejamento diz estar elaborando para os trabalhadores do IBAMA.

“Tivemos apenas uma reunião com o Ministério do Planejamento neste ano, quando eles ficaram de apresentar uma proposta. Desde então, não fomos mais recebidos e a reunião que estava agendada para a manhã desta terça foi cancelada”, explicou Michele Milhomem, analista e membro da comissão de mobilização da greve do Ibama.

Michele, fantasiada de Mãe de Santo, explicou que a atitude do governo em protelar as negociações, mostrava a dificuldade do Executivo em apresentar algo de concreto aos servidores. Desta forma, a saída era apelar para o “além”. “Estamos apostando todas as nossas fichas no místico e nas forças superiores”, brincou.

 

 

Fonte: ANDES-SN, 21/8/12.

 


Coletânea de artigos


Home