Docentes elegerão nova direção do ANDES-SN nos dias 8 e 9 de maio
 

 

Nos dias 8 e 9 de maio, os docentes das universidades brasileiras filiados ao ANDES-SN têm um compromisso com o fortalecimento da entidade: votar para eleger a diretoria do Sindicato no biênio 2012-2014. Somente uma chapa se inscreveu “Trabalho Docente e Compromisso Social”.  

A ADUR-RJ S. Sind. disponibiliza urnas na sede, no ITR, no IM e no CTUR. A votação na sede acontece no horário das 8h às 17h.  

Em seu manifesto, a Chapa 1 do ANDES defende o caráter público da universidade, bem como sua autonomia intelectual, pedagógica e de gestão patrimonial. Os docentes que a compõe também se colocam na defesa da carreira docente, do salário e da aposentadoria dos servidores federais.  

O ANDES-SN é um dos poucos sindicatos nacionais cuja diretoria é eleita diretamente por todos os sindicalizados, e não por delegação, como ocorre em outras entidades que têm sua diretoria eleita em um congresso eleitoral. O processo de escolha da diretoria do ANDES-SN permite, assim, que todos os sindicalizados tenham o direito de votar diretamente na diretoria, sem intermediações.


Diretoria
 

As eleições para o ANDES-SN acontecem de dois em dois anos e em 2012 a chapa única apresenta a seguinte nominata: 

Trabalho Docente e Compromisso Social 

Presidente: Marinalva Silva Oliveira – SINDUFAP S.Sind
1º Vice-Presidente: Luiz Henrique Schuch – ADUFPel S.Sind
2º Vice-Presidente: Gean Cláudio de Souza Santana – ADUFS-Ba S.Sind
3º Vice-Presidente: Paulo Jorge Moraes Figueiredo – ADUNIMEP S.Sind
Secretário Geral: Márcio Antônio de Oliveira – APESJF S.Sind
1ª Secretária: Marina Barbosa Pinto – APESJF S.Sind
2º Secretário: Paulo Marcos Borges Rizzo – S.Sind do ANDES-SN na UFSC
3º Secretário: Rondon Martim Souza de Castro – SEDUFSM S.Sind
1º Tesoureiro: Faustro Camargo Jr. – SINDCEFET-MG S.Sind
2º Tesoureiro: Almir Serra Martins Menezes Filho – ADURN S.Sind
3º Tesoureiro: João Francisco Ricardo Kastner Negrão – APUFPR S.Sind

Sobre a apuração

De acordo com circular da Comissão Eleitoral - CEC, a apuração dos votos nas seções sindicais deverá começar, obrigatoriamente, no dia 10 de maio de 2012 e será concluída, impreterivelmente, no mesmo dia. Cada CEL terá até às 16h (horário de Brasília) do dia seguinte para, também de forma impreterível, enviar ao ANDES-SN, por e-mail, o resultado da apuração.

Inscrição Indeferida

Em 2012, durante o 31º Congresso do ANDES-SN, em Manaus, duas chapas inscreveram-se para as eleições do sindicato nacional: Chapa 1 – Trabalho Docente e Compromisso Social e Chapa 2 – ANDES-SN para os professores. No entanto, a CEC indeferiu a inscrição da segunda chapa, por conter dois nomes de candidatos não-sindicalizados ao ANDES-SN. Uma passagem da ata da CEC diz o seguinte: “(1) com base nos documentos enviados pelas seções sindicais, verificou-se que 2 (dois) candidatos não são sindicalizados ao ANDES-SN, o que não cumpre o estabelecido no artigo 5º. do Regimento Eleitoral; e (2) candidatos postulando cargo em regionais diferentes daquela na qual sua seção sindical está localizada, o que não obedece o artigo 32, incisos IV e V, do Estatuto do ANDES-SN.”

Na ocasião, o candidato à presidente pela chapa 2, Ebenezer Silva, da Universidade de Brasília (UNB), adiantou que recorreria da decisão do juiz até a última instância. Para o presidente da CEC, Hélvio Alexandre Mariano, a decisão da chapa 2 de recorrer da decisão do juiz não alteraria o calendário das próximas eleições do Sindicato. “Com a decisão do juiz, a eleição para a próxima diretoria do Andes-SN deverá contar apenas com a chapa 1 ‘ANDES – Trabalho docente e compromisso social’ e o calendário está mantido, com votação marcada para os dias 8 e 9 de maio”, afirmou o presidente da CEC.
 

 


Acima, o Professor Ramofly Bicalho, que compareceu às urnas
no dia 8 de maio.

 

 

Fonte: Com informações do ANDES-SN e da SEDUFSM

 

 


Coletânea de artigos


Home