GREVE É SUSPENSA NA UFRRJ Início das aulas está previsto para 1º/10

 

Em assembleia realizada dia 19 de setembro, os professores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro deliberaram pela suspensão da greve na instituição, que durou 126 dias e foi uma das mais importantes mobilizações do funcionalismo público federal nos últimos anos.

A assembleia contou com a presença de 74 professores. Foi presidida pelo Prof. Luciano Alonso e secretariada pelos docentes Alexandre Mendes e Maria Teresa Carneiro da Cunha. Inicialmente, houve uma avaliação sobre o movimento paredista. Em seguida, passou-se às deliberações, aprovando a suspensão da greve na Universidade, com 47 votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção. A luta por melhores condições de trabalho, entretanto, continua: os professores deliberaram pela criação de um Comando de Mobilização para dar prosseguimento à discussão da pauta local, reivindicando melhorias para todos os campi da UFRRJ.

Por ampla maioria, também foi aprovado que o reinício do semestre acontecerá em 1º de outubro, sendo garantida a revisão de conteúdo nas duas primeiras semanas de aulas e quinze dias de recesso entre os períodos. O plenário deliberou que a Pró-Reitoria de Graduação apresentasse as diretrizes para o novo calendário acadêmico. A mesa salientou que houve um atropelo do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão – CEPE em relação às deliberações do Comando Local de Greve - CLG, respaldadas pela Assembleia do dia 13 corrente.

Na ocasião, foi aprovada a criação de uma Comissão para discutir o calendário acadêmico e a reposição das aulas na instituição. Em consonância com tal deliberação, o CLG/UFRRJ enviou ao CEPE uma carta, datada de 17 de setembro, questionando o fato de o Conselho ter antecipado a convocação da reunião (que aconteceria dia 21 e ocorreu no dia 18 deste mês) para discutir a “elaboração e aprovação da reformulação do calendário acadêmico de 2012-1 e 2012-2”. Por escrito, o CLG solicitou ao CEPE que retirasse o referido ponto da pauta de discussão, pois, conforme deliberação do Comando Nacional de Greve – CNG, nova rodada de assembleia aconteceria no período de 17 a 21 de setembro, com o intuito de deliberar sobre a suspensão da greve e a discussão de novo calendário acadêmico, como eram os dois primeiros pontos de pauta da assembleia do dia 19. O CEPE ignorou o pleito do CLG e, tomou por base somente os informes do CNG, desconsiderando as deliberações da representação local. A crítica foi acatada pela Pró- Reitora de Graduação, Profa. Nidia Majerowicz, que reconheceu que a deliberação do Conselho poderia ter mencionado a ADUR-RJ. Enfatizou que não foi intencional.  

Amanhã (21), haverá nova reunião do CEPE para dar prosseguimento ao debate sobre o calendário acadêmico.

 

Fonte: ADUR-RJ, 20/9/12.


Coletânea de artigos


Home