Representantes do ANDES-SN discutem carreira e concurso com governo do Ceará
 

Em audiência realizada na última sexta-feira (17), lideranças das seções sindicais do ANDES-SN nas universidades estaduais cearenses (URCA, UVA e UECE) e da Regional Nordeste I do Sindicato Nacional, acompanhadas do assessor jurídico, discutiram com o titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do governo do Ceará (Secitece), René Barreira, a regulamentação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos e a carência de professores nas instituições do estado.

A diretora da Seção Sindical do ANDES-SN Universidade Regional do Cariri(Sindurca), professora Zuleide Queiroz, lembrou os prejuízos remuneratórios e na carreira de docentes, que há tempos solicitaram a Dedicação Exclusiva e não foram atendidos por falta do instrumento regulador.

O presidente da Sindical do ANDES-SN Universidade Estadual do Ceará (Sinduece), professor Epitácio Macário, realçou que fora construído um consenso em torno das minutas sobre Dedicação Exclusiva, Mudança de Regime e Afastamento e agora o governo quer imprimir mudanças no texto, segundo informação dada pelo reitor da UECE.

O secretário garantiu que tratará do assunto com o governador nas próximas semanas e disse não haver nenhuma objeção por parte da Secitece quanto aos textos já acordados. Informou que os decretos sobre ascensão para a classe de Professor Associado já podem tramitar, pois já dispõe dos estudos sobre impacto financeiro feito pelas universidades. “A expectativa é que a tramitação e publicação sejam rápidas”, disse Barreira, lembrando que já tratou do assunto com o procurador Dr. Fernando Oliveira.

Em discussão controvertida, sindicalistas e secretário falaram da carência de professores. Para as lideranças do ANDES-SN, existe uma demanda de mais de 620 professores nas três estaduais que deve ser suprida imediatamente.

Barreira lembrou que esta é uma demanda que depende diretamente do governador e falou do edital que estaria sendo despachado para a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) no mesmo dia (17), que previa a abertura de inscrições para 76 vagas na UECE. Quanto ao anúncio de concurso para a UECE em 2013 e 2014, o secretário advertiu tratar-se de uma solicitação da reitoria da instituição que ainda não fora tratada com o governador.

No fim da audiência, o secretário reafirmou que, a partir de segunda-feira (20), buscaria despachar com o governador e encaminhar todas as peças para publicação. Decidiu-se, ainda, formar uma comissão com representantes dos sindicatos, das reitorias e da Secitece para reelaborar o projeto de lei que regula a Gratificação por Trabalho em Condições Especiais (GTCE).

Entenda a notícia

Em março passado, uma comissão formada por representantes dos sindicatos docentes, das reitorias e da SECITECE concluíram a reelaboração das minutas de decreto e lei que regulamentam o afastamento de docentes para cursar pós-graduação, a Mudança de Regime de Trabalho e a Dedicação Exclusiva. Houve amplo consenso quanto aos textos. Desde então, a Secitece e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) mantêm estes documentos engavetados.

Um projeto de lei regulamentando a Gratificação por Trabalho em Condições Especiais (GTCE) ainda será objeto de trabalho de uma comissão mista que será formada nas próximas semanas.

Os decretos que garantem a ascensão para classe de Professor Associado foram assinados, em audiência com o movimento sindical, pelo titular da Secitece que garantira sua tramitação por todo o mês de Março.

Posteriormente, a Seplag solicitaria às reitorias que enviasse estudo de impacto financeiro da dita ascensão, o que fora atendido pelas administrações universitárias em junho e julho passados.

 

* Com edição do ANDES-SN

 

 

Fonte: Sinduece - Seção Sindical do ANDES-SN, 21/8/12.

 


Coletânea de artigos


Home