Por unanimidade, assembleia da ADUR-RJ aprova paralisação docente nos dias 19 e 25 de abril
 

 


Acima, professor Luciano Alonso transmite as deliberações da última reunião do Setor das IFES do ANDES-SN

 

No dia 12 de abril, os docentes reunidos na Assembleia da ADUR-RJ aprovaram por unanimidade a paralisação das atividades em 19 e 25 deste mês. Os professores também aprovaram o indicativo de greve para a segunda quinzena de maio, sem prejuízo de nova avaliação da conjuntura do movimento no início do próximo mês. As deliberações atendem aos encaminhamentos da última reunião do Setor das Federais do ANDES-SN, quando o professor Luciano Alonso representou a ADUR-RJ.

No primeiro dia, estarão mobilizados em defesa da carreira, do reajuste salarial para 2013, por condições de trabalho adequadas e pelo cumprimento do acordo firmado em 2011 que previa o reajuste de 4% para a classe. O acordo foi convertido no Projeto de Lei 2203, que ainda tramita no Legislativo. As negociações são morosas e não contemplam, por exemplo, os princípios de paridade e isonomia, historicamente defendidos pelo Sindicato Nacional.

No dia 25, os professores se juntarão aos demais Servidores Públicos Federais em defesa da pauta unificada da categoria, que prevê, principalmente: - definição de data-base (1º de maio); - política salarial permanente com reposição inflacionária; valorização do salário base e incorporação das gratificações e cumprimento, por parte do governo, dos acordos e protocolos de intenções firmados com as entidades representativas das diferentes categorias que constituem o funcionalismo público.

Na Assembleia da ADUR-RJ, os presentes reafirmaram a necessidade de se resgatar a mobilização na Universidade, lembrando que o tema ‘Carreira Docente’ interessa aos novos e antigos professores. O assunto está atrelado às reivindicações locais, já que diz respeito também às péssimas condições de trabalho na instituição, conforme muitos professores têm denunciado.

Na mesma Assembleia, os professores Alexandre Pinto Mendes e Regina Cohen Barros foram eleitos delegados para o I Congresso da CSP-Conlutas, Central Sindical à qual o ANDES-SN encontra-se filiado.

 

 

 


Coletânea de artigos


Home