58° Conad abre com homenagem ao sindicalista Edmundo Dias
 

Na abertura do evento, que vai até domingo, a tragédia na boate Kiss não foi esquecida

A abertura oficial do 58° Conselho do ANDES-SN (Conad), em Santa Maria, no final da manhã desta quinta (18) teve momentos carregados de emoção. Coube ao secretário geral do Sindicato Nacional, Márcio Oliveira, fazer a homenagem a um dos fundadores do ANDES-N e da CSP-Conlutas, o sindicalista Edmundo Fernandes Dias – morto em março deste ano.

Confira a agenda do 58º Conad http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/dsm/19,18,4205592,Confira-a-agenda-do-58-Conselho-do-ANDES-SN-Conad.html

As boas lembranças de Edmundo Dias também foram enfatizadas pelo reitor da UFSM, professor Felipe Martins Müller, que disse ter aprendido muito sobre movimento sindical com Dias.

A tragédia da boate Kiss, não foi esquecido. Atnágoras Lopes, da coordenação da CSP-Conlutas, central ao qual o ANDES-SN é filiado, abriu sua fala criticando fortemente a falta de justiça para o caso do incêndio que vitimou 242 pessoas e deixou outras 600 feridas.

Em sua fala em nome da presidência da Sedufsm, o professor Rondon de Castro destacou que o Conad em Santa Maria veio para coroar os esforços da seção sindical e de seus filiados que há bastante tempo se colocam na luta em defesa da universidade pública e dos interesses da categoria docente. Rondon, que também é diretor do ANDES-SN, enfatizou que o Conselho do ANDES-N acontece em um momento importante para a cidade, que clama por justiça.

O papel da Sedufsm como parceira importante das lutas travadas na universidade e em Santa Maria foi enfatizada também pelo integrante da coordenação do DCE da UFSM, Alex Monaiar. Para ele, um evento capitaneado pelo sindicato nacional docente é vital no momento em que o Brasil passa por intensas mobilizações sociais.

Entidades

 A mesa de abertura do 58° Conad teve a presença também do 1° Vice-presidente da Regional RS do ANDES-SN, professor Carlos Pires, do representante do Sindicato dos Servidores (Assufsm), Fioravante Vianei do Amaral, de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Confederação dos Aposentados do Brasil (Cobap). Diversas outras entidades também prestigiaram a abertura do Conad, entre elas o Sinprosm, o Cpers, a CSP-Conlutas regional, o Grupo de Apoio aos Povos Indígenas (Gapin), entre outras.

Vozes do Brasil

O momento cultural da abertura da Conad contou com a apresentação de "Vozes do Brasil", promovido pela coreógrafa Aline Fernandez, que coordena o grupo 'Integração e Arte Centenário/Fames'. O grupo tem como foco de estudo a Dança Contemporânea como forma de apresentar seus contextos dialogados em sala de aula.  O repertório da abertura incluiu "Tempo de silêncio", "arrebanhados", Deixe-me ir", "Instinto", "peleia dos pagos" e "coração do Rio Grandes". Janu Uberti e Daiane Diniz fizeram o desfecho artístico com "Santa Maria, de Beto Pires.

 

* Com informações da Assessoria de Imprensa da Sedufsm.

 

Fonte: Diário de Santa Maria, 18/7/13.

 


Coletânea de artigos


Home