58º Conad tem lançamento de publicações inéditas
 

Durante a Plenária de Abertura do 58º Conad, nesta quinta-feira (18), foram lançados o número 52 da Revista Universidade e Sociedade e o livro em quadrinhos “As aventuras do indiozinho Bretã”, trabalho inédito idealizado pela Sedufsm em parceria com a comunidade indígena Kaingang.

“Agradeço a oportunidade de lançar esta publicação. Este pode ser um simples trabalho para muita gente, mas para a comunidade indígena tem um valor muito grande, porque é a nossa história contada pelos próprios indígenas”, afirmou o cacique da aldeia Três Soitas – Kentyjugtegtu, Natanael Claudino, localizada em Santa Maria.

A publicação - que narra experiências de um curumim que, após se aventurar por Santa Maria, vive situações de injustiças sociais e, ao mesmo tempo, ensina lições de respeito e natureza - foi apresentada pela primeira vez no Conad, com exemplares bilíngues – em português e kaingang.

Sobre a nova edição da Revista Universidade e Sociedade, que tem como título (IN)certezas, movimento docente e expansão nas IES públicas, a diretora do ANDES-SN e integrante editoria executiva da 52ª edição, Ana Estevão, contou que a edição traz uma reflexão sobre os atuais acontecimentos na sociedade brasileira. “A Revista traz todas as incertezas que estão indo para a rua e todas as certezas na nossa esperança, que está escrita aqui, no jogo de xadrez em que o peão dá um xeque-mate ao rei. Esta é nossa esperança”, explicou sobre a capa da edição. 

Ana observou que a nova edição da Universidade e Sociedade traz um poema do professor Humberto Zanatta, diretor da Sedufsm, que trata do drama vivenciado em Santa Maria, com o incêndio da Boate Kiss, e convidou a representante do Movimento do Luto a Luta, Marília Torres Ribeiro, para fazer a entrega de um exemplar da revista.

Acompanhe a cobertura fotográfica do 58º Conad na página do ANDES-SN no facebook: www.facebook.com/andessn

 

 

Fonte: ANDES-SN, 18/7/13.

 


Coletânea de artigos


Home