Assembleia da ADUR-RJ discute periculosidade e insalubridade
 

No dia 20 de agosto, os professores estiveram reunidos na sede da ADUR-RJ para mais uma assembleia da categoria. O objetivo era discutir: 1) Adicional de Insalubridade / resultados preliminares da comissão; 2) Agenda de Mobilização; 3) Paralisação Nacional 30/08. A Assembleia foi presidida pelos professores Ana Cristina S. dos Santos e Luciano da Silva Alonso.

O primeiro tema de pauta, considerado mais polêmico, mobilizou os presentes. Inicialmente, a mesa transmitiu os informes (a decisão da reunião com a Reitoria, no último dia 15/8; e o recebimento do ofício do Pró-reitor de Assuntos Administrativos, conforme acima), salientando que o Assessor Jurídico da Seção Sindical, Marcelo Chalréo, já havia impetrado um pedido de antecipação de tutela para evitar a supressão dos adicionais de periculosidade e de insalubridade dos professores, mas que, até o momento, a Justiça Federal não julgou o pleito da ADUR-RJ.

Após discussões, os professores deliberaram sobre os seguintes temas:

 

1)     Adicional de Insalubridade / resultados preliminares da comissão: Muitos professores demonstraram seu descontentamento por conta das inconsistências do laudo preliminar, que não reconheceu atividades de pesquisa em condições de insalubridade, prejudicando os docentes, dentre outros aspectos peculiares a cada setor avaliado. Os percentuais foram de zero, cinco, ou dez por cento. Também causou indignação a negação do adicional para docentes em exercício de função de chefia ou coordenação, uma vez que a atividade administrativa acontece em acúmulo à atividade insalubre, tornando possível a percepção do adicional nestes casos. É importante que os docentes leiam o laudo preliminar disponível na ADUR-RJ e que façam suas considerações em relação à realidade concreta em que vivem sua jornada laboral.

A ADUR-RJ já solicitou o arquivo digital à Comissão Permanente de Insalubridade e Periculosidade da Universidade Rural - CPIPUR para divulgação, mas, até o momento, o mesmo não foi encaminhado à seção sindical. 

 

2)     Agenda de Mobilização: 

  • Ato no dia 26/08: A ADUR-RJ convoca os docentes para que participem do ato na Universidade Rural, a partir das 9h, no saguão do P1. A atividade de mobilização ocorrerá em parceria com o SINTUR-RJ. O objetivo do ato é apresentar a precarização da UFRRJ por unidade acadêmica ou setor de trabalho. Os docentes interessados podem solicitar apoio de infraestrutura junto à ADUR-RJ, para viabilizar eventuais demandas de material impresso ou de mobilização. Uma comissão foi instituída e a diretoria da ADUR-RJ receberá os pedidos diretamente na sede. 

 

  • Aldeia Maracanã: A ADUR-RJ está mobilizada e apoia a reocupação do espaço pelos indígenas. O Comitê de Mobilização da UFRRJ tem realizado o trabalho de interlocução com a Aldeia Maracanã e, em sintonia com a diretoria da ADUR-RJ, tem encaminhado importantes questões para garantia daquele patrimônio cultural seriamente ameaçado pela arbitrariedade do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

 

3)     Outros informes:

 

  • Plano Diretor Participativo: No dia 20 de agosto, aconteceu mais uma audiência pública do Plano Diretor Participativo da UFRRJ. Na oportunidade, foram apresentados e debatidos importantes aspectos do patrimônio cultural, paisagístico e urbanístico no campus Seropédica. A Comissão tem realizado um trabalho detalhado que permite avaliar o potencial do espaço institucional, que vem sendo destruído por uma política neoliberal. O combate a essa política geradora de precarização deve ser realizado pela Administração da Universidade junto ao governo federal e com a força da união dos movimentos organizados em nossa comunidade. Na ocasião desta terceira audiência, foi solicitada a liberação do material produzido pela Comissão do PDP para consulta pública na página da Universidade.

 

Devido ao adiantado da hora, o terceiro ponto de pauta não pode ser apreciado na assembleia do dia 20. Assim, a Diretoria convoca nova assembleia para apreciar o tema no dia 27 de agosto, às 13h, no Quiosque.

 

 


Coletânea de artigos


Home