Ajufe encaminha ação no Supremo contra o Funpresp
 

A Associação dos Juízes Federais (Ajufe) ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra o Fundo de Previdência Complementar dos Servidores (Funpresp), na última sexta-feira (26). A ação argumenta pela inconstitucionalidade da Lei 12.618, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, há um ano. A lei instituiu o regime de previdência complementar para os servidores públicos civis e membros de Poder.

Além de "vício de origem", já que a Constituição dispõe que alterações no Regime Previdenciário da Magistratura devem partir do STF, como proposta de lei complementar, a Ajufe entende que a nova lei ordinária (e não complementar) "estabelece hibridismo incompatível com a natureza pública, porque esta essência ou caráter é das pessoas jurídicas de direito público, não conciliável com as pessoas jurídicas de direito privado, em especial no panorama do regime de previdência complementar do servidor público".

Lê-se ainda na petição, já distribuída para o ministro Marco Aurélio, que será o relator: "Certamente, em virtude da notória pressão do Poder Executivo, contemporânea da súbita retomada de velocidade do PL 1992/2007 na Câmara dos Deputados, o legislador ordinário não observou a inviabilidade da personalidade jurídica de direito privado para uma entidade de natureza pública, outro prejuízo derivado da desconsideração da exigência do rito da lei complementar, cujo aprofundamento seria maior".

 

*Com edição do ANDES-SN, 30/4/13.

 

 

Fonte: Sedufsm - Seção Sindical

 


Coletânea de artigos


Home