Alunos da Estadual de Maringá são agredidos por vigilantes da universidade

 
Nesta terça-feira (10), a Sesduem, Seção Sindical do ANDES-SN, o DCE-UEM e o Movimento em defesa da Educação para Além do Capital (MEK) divulgaram uma carta aberta à população em que se manifestam sobre a violência sofrida por um grupo estudantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM) na noite do último dia 5, quinta-feira, agredidos por vigilantes patrimoniais da instituição.
 
De acordo com o documento
(confira em http://portal.andes.org.br/imprensa/noticias/imp-ult-2041622926.pdf), 25 alunos de diversos cursos da UEM estavam reunidos no Centro Acadêmico Florestan Fernandes para discutir os impasses em relação às políticas culturais e de segurança da universidade, momento em que perceberam uma concentração incomum de vigilantes patrimoniais da instituição. “Intimidados e constrangidos, os estudantes, por medida de segurança – levando em conta os recentes casos de truculência por parte de vários vigilantes -, decidiram se deslocar até as imediações do Bloco 6, sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE), e lá continuar a reunião e discussão sobre os aspectos políticos inerentes à universidade”, afirma a carta. Segundo o relato, próximo às 23h30, os vigilantes, apoiados pela presença do diretor de Serviços e Manutenção (DSM) e pelo chefe da Vigilância, abordaram os alunos e exigiram a retirada, alegando existir uma decisão da Administração Central da Universidade que não permite a circulação de estudantes ou de qualquer pessoa no campus após este horário.
 
“[...] o grupo de vigilantes — cerca de 30 (trinta) supostos servidores — se afastou por poucos momentos, para, em seguida, retornar encurralando os jovens e os constrangendo ainda mais, até chegar ao extremo de alguns agirem de forma desmedida, agressiva e brutal, com pontapés, socos, empurrões e ameaças, em um covarde ato de violência claramente premeditada. Um completo e inconsequente abuso de autoridade”, relata o documento. Segundo as entidades, três estudantes foram violentamente agredidos. “Um deles teve seu nariz quebrado e outras lesões por ter sido empurrado contra a grade e espancado por pelo menos três vigilantes. Outra estudante tentou socorrê-lo para evitar maiores danos físicos e foi agredida covardemente pelos vigilantes; e ainda, outra estudante, já fora do campus e em busca de socorro, foi atingida por uma pedra lançada de dentro da Universidade pelos vigilantes agressores, resultando em fratura no crânio e oito pontos na testa”. Além das agressões físicas, os estudantes também foram submetidos à violência moral, intelectual e emocional, segundo o documento. Há denúncias ainda de que os alunos foram ameaçados de morte e continuam perseguidos pelos vigilantes. As agressões foram registradas na 9ª Subdivisão Policial de Maringá/PR, por meio dos boletins de ocorrência 2013/863124 e 2013/862886.
 
As entidades criticam ainda a nota oficial divulgada à imprensa pela Reitoria da UEM, que alega que os “servidores conversaram pacificamente com os estudantes” e que “em nenhum momento a vigilância cometeu excessos”, e a determinação da instituição de estabelecer um “toque de recolhimento” na universidade.

 
Alguns vídeos que denunciam a violência circulam pela internet, principalmente em páginas e perfis do facebook. Confira:

 
https://www.facebook.com/photo.php?v=536113336457462&set=vb.609420315744984&type=2&theater

https://www.facebook.com/photo.php?v=535984739803655&set=vb.609420315744984&type=2&theater

 
Providências

Diante da agressão e violência sofrida pelos estudantes, a Sesduem, o DCE e o MEK exigem, de acordo com a carta aberta:
 
“1. Imediato afastamento dos vigilantes agressores, assim como daquele(s) que autorizou(aram) e coordenou(aram) tal ato brutal de violência, para que a integridade dos estudantes e de toda a comunidade universitária seja mantida e preservada. E, consequentemente, a exoneração destes por meio de sindicância e/ou processo administrativo;


2. Total, irrestrito, gratuito e digno suporte médico e psicológico a todas as vítimas até a sua completa recuperação, bem como o ressarcimento financeiro pelos custos que estas já tiveram e ainda terão com remédios e outras necessidades;
 
3. Imediata retratação pública por parte da administração da Universidade, como respeito às vitimas e à comunidade universitária;
 
4. Imediata liberação e publicação da lista completa dos servidores da vigilância que estavam trabalhando no período noturno do dia 05/09/2013 e madrugada do dia 06/09/2013;
 
5. Imediata discussão e instalação, a partir de uma comissão formada por sorteio, de um regimento/estatuto que condene concretamente atos de agressão, opressão, repressão e violência praticados no campus da UEM (sede e extensão);
 
6. Imediata convocação de uma Assembleia Universitária, com foco nos aspectos de autonomia e democratização da Universidade.”
 
“Lutamos por um autêntico projeto de universidade pública, que valorize o ser humano enquanto essência do processo de transformação social, e que tenha vistas ao ensino autônomo e responsável nos âmbitos político, cultural, de acessibilidade, permanência, pesquisa e extensão”, conclui a carta.
 
Apoio aos estudantes

Docentes, instituições e entidades manifestaram apoio aos estudantes agredidos na UEM. Em nota, o Centro de Ciências Humanas pede processo investigatório para os vigilantes e presta solidariedade aos alunos. A Adunicentro, Seção Sindical do ANDES-SN, também divulgou uma moção de repúdio ao caso de violência. “A Adunicentro, Sindicato dos Docentes da Unicentro, manifesta repúdio à perseguição que, há algum tempo, vem sendo relatada pelos estudantes e participantes do movimento estudantil da UEM. É inaceitável a falta de respostas e a conivência da administração Central da Universidade, frente ao episódio de agressão física realizada por uma parcela dos vigilantes patrimoniais, contra diver sos estudantes que se encontravam nas dependências da universidade no dia 05/09/2013 e em várias outras situações”, afirma a Seção Sindical.

 

Fonte: ANDES-SN/ Sesduem - Seção Sindical

 


Coletânea de artigos


Home