ANDES-SN participa de mesa sobre experiência em comunicação no 19º Curso do NPC
 

O ANDES-SN irá compartilhar sua experiência em comunicação sindical durante o 19º Curso Anual do Núcleo Piratininga de Comunicação. O Sindicato Nacional foi convidado a participar, junto com outras entidades, do espaço que expõe e debate as ferramentas e diferentes canais de diálogo com os trabalhadores e a estratégia das entidades na luta de classes e na disputa contra hegemônica.

O Curso do NPC é referência para sindicalistas, jornalistas, militantes sociais, professores e estudantes de comunicação do país inteiro interessados em pensar a força da mídia na disputa de hegemonia na sociedade. A décima nona edição acontece entre os dias 20 e 24 de novembro, no Rio de Janeiro, e tem como tema central “Mídia e poder no Brasil e no Mundo de Hoje”.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui.

Além das intensas atividades de formação, o curso possibilita o contato entre trabalhadores de diversas categorias e estados do país e comunicadores sindicais e populares de várias entidades.

Participação do ANDES-SN

“Experiências de comunicação dos trabalhadores no Brasil hoje” é o tema da mesa na qual o ANDES-SN estará presente, junto com o Sintest-RN, a TVT, a Rede Brasil Atual e o Brasil de Fato.

O Sindicato Nacional tem incentivado a participação dos jornalistas e diretores, tanto da Nacional quanto das Seções Sindicais, por acreditar que os cursos anuais do NPC contribuem para aprimorar a comunicação das entidades não só com a base, mas também com a sociedade em geral.

“A participação e a troca de experiências permitem que, tanto os profissionais quanto os diretores, aprofundem a reflexão sobre o material produzido e formas de melhorar e diversificar os canais de comunicação com a categoria e também com a população”, avalia Luiz Henrique Schuch, encarregado de comunicação e 1º vice-presidente do ANDES-SN.

Schuch lembra que sua participação no 16º Curso do NPC foi relevante na composição do Plano de Comunicação da entidade, aprovado no 30º Congresso do Sindicato Nacional, em Uberlândia, em 2011. “Foi importante observar que a minuta construída pelo Grupo de Trabalho de Comunicação e Artes (GTCA) dialogava com os pontos mais destacados durante o curso anual do NPC. Isso nos deu mais segurança de estar seguindo no rumo certo em relação a comunicação do Sindicato”, afirma Schuch.

A minuta do documento, feita pelo GTCA com base em debates e seminários realizados durante todo o ano de 2010, foi aperfeiçoada pela diretoria do Sindicato Nacional e aprovada no 30º Congresso, espaço máximo de deliberação da categoria.

Neste ano, o Plano de Comunicação foi um dos temas centrais do III Encontro Nacional de Comunicação do ANDES-SN, realizado no início de outubro, em Brasília. Os debates do encontro contribuirão para o aperfeiçoamento do documento, bem como na elaboração de propostas a serem apresentadas no 33º Congresso do ANDES-SN, marcado para fevereiro de 2014, no Maranhão. 

 

Programação do 19º Curso do NPC

A mesa de abertura, na tarde do dia 20, contará com a participação do historiador, professor e escritor Joel Rufino dos Santos e do jornalista e sociólogo Ignacio Ramonet, que debaterão sobre o tema “A Comunicação e a Resistência das classes populares no século XXI”.

“Comunicação, educação, cultura e ideologia”, “regulamentação das comunicações no Brasil, na América Latina e na Europa”, “o discurso do medo na mídia”, “internet, juventude e mobilizações sociais”, “o jornalismo no Norte e no Sul do Brasil”, “experiências em comunicação sindical”, são alguns dos temas que serão abordados durante o Curso. Os jornalistas Gilberto Maringoni (Carta Maior), Breno Altman (Opera Mundi), Altamiro Borges (Barão de Itararé), Bia Barbosa (Intervozes), Lúcio Flávio Pinto (PA), Renato Rovai (Revista Fórum) e Nilton Viana (Brasil de Fato) são alguns dos debatedores desta edição. Os professores Gaudêncio Frigotto (UFF-RJ), Mário Maestri (UPF), Andrelino Campos (UERJ) e Beatriz Bíssio (UFRJ) também já confirmaram  presença.

Além dos debates, a programação prevê a realização de oficinas práticas de “transmissão ao vivo via rádio, TV e Internet”, “linguagem”, “aplicações das mídias digitais na comunicação sindical”, “cinema e saúde do trabalhador” e “audiovisual”; e também oficinas mais teóricas, como “mulher e mídia”, “a atualidade do pensamento de Gramsci” e “Estados Unidos: origens e desdobramentos da crise econômica”. No domingo, dia de encerramento, será exibido o documentário 1964: um golpe contra o Brasil, e depois debate com Alípio Freire (diretor do filme), Mauro Iasi e Vito Giannotti (NPC).

 

  • Veja aqui a programação completa do 19º Curso Anual do NPC.

 

 

Fonte: ANDES-SN, 22/10/13.

 


Coletânea de artigos


Home