Após julgamento da greve no TST, trabalhadores dos Correios voltam ao trabalho
 

Em audiência realizada nesta terça-feira (8) para tratar do dissídio da greve dos trabalhadores dos Correios, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou o fim da paralisação e retorno ao trabalho nesta quinta-feira (10).

O vice-presidente do Sintect Vale do Paraíba, Ignácio Santos, que integra a Frente Nacional dos Trabalhadores dos Correios (FNTC), considerou vitoriosa a greve em diversos aspectos. “Ainda não tivemos o reajuste justo e merecido, mas saímos vitoriosos em relação a nossa reivindicação sobre a cláusula 11 de assistência médica, com os 8% de aumento na gratificação de quebra de caixa dos assistentes comerciais, entre outros pontos. Em relação ao pagamento dos dias parados, foi a melhor proposta dos últimos anos”, declarou o dirigente para o site do sindicato.

Para o diretor do Sintect Pernambuco, Hálisson Tenório, e também um dos membros da FNTC, a unidade dos trabalhadores foi determinante nesta greve. “A categoria não se intimidou com a empresa, primeiro por ela ter cooptado os dirigentes sindicais dos dois principais sindicatos (Rio de Janeiro e São Paulo). A estratégia da ECT [Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos] era que, não saindo a greve nas maiores bases do Brasil, as demais não iriam se mobilizar. Enganou-se completamente e o que se viu foi uma greve geral, sem a participação de RJ e SP”, avaliou. Mesmo assim, os trabalhadores mostraram sua determinação e continuaram mobilizados nas demais bases.

Na audiência ficou determinado pelo TST:

1- Aumento de 8% sobre o salário;

2- Aumento de 6,27% sobre os vales alimentação/refeição/cesta básica;

3- Vale peru final do ano R$ 650;

4- Correios Saúde continua sendo único e exclusivamente administrado pela ECT, sem alteração;

5- O pagamento dos dias de greve será feito em até 180 dias – de segunda a sexta – duas horas máxima/dia e, caso a ECT convoque para trabalho nos fins de semana, terá que realizar o pagamento do repouso conforme Acórdão do TST (100% do dia normal aos sábados e 200% do dia aos domingos);

6- Pela hora de término da audiência, o TST determinou que as assembleias em todo Brasil para que voltem ao trabalho já feita no dia 9 de outubro, quarta-feira, com retorno no dia 10 deste mês.

 

* Com edição do ANDES-SN, 10/10/13.

 

 

 

Fonte: CSP-Conlutas

 


Coletânea de artigos


Home