Asduerj convoca assembleia após ameaça de bloqueio de pagamentos na Uerj
 

A fragilidade da situação dos professores substitutos, servidores técnico-administrativos contratados, bolsistas e terceirizados da Uerj ficou mais uma vez comprovada com a ameaça do bloqueio do pagamento de seus salários e bolsas pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, tendo como absurda justificativa a derrubada do veto da presidente Dilma Rousseff à revisão dos contratos dos royalties do petróleo.

A situação atual não inspira tranquilidade, apesar da mobilização feita pelos estudantes nas redes sociais, que redundou em uma plenária nesta segunda-feira (11) com a presença das entidades representativas, e o posicionamento sobre o assunto da Diretoria da Associação de Docentes da Uerj (Asduerj), Seção Sindical do ANDES-SN, terem obtido expressiva cobertura da imprensa, o que contribuiu para o recuo parcial do governo em relação ao bloqueio dos pagamentos.

Além de as bolsas dos estudantes e dos procientistas ainda não terem sido pagas, havendo apenas o registro de lançamentos futuros na conta de alguns bolsistas, os trabalhadores terceirizados da universidade continuam sem data para o pagamento, e já aventam entrar em greve.

A situação financeira da universidade, que este ano conta com um dos menores orçamentos de sua história e, segundo rumores, sofre com a diminuição no repasse feito pelo governo, reforçam as preocupações da Asduerj. Diante deste cenário, será realizada uma assembleia comunitária nesta quinta, dia 14, às 18h, no hall do queijo.

Bloqueio

À custa dos salários e bolsas de mais de 4 mil membros da comunidade da Uerj, entre professores, alunos e técnico-administrativos, o governador Sérgio Cabral criou um factoide para divulgar sua campanha contra a redistribuição dos royalties do petróleo.

Após o Senado derrubar o veto da presidente Dilma Rousseff à revisão dos contratos dos royalties na última semana, o governador bloqueou o sistema financeiro do Estado, impedindo pagamentos por empenho, como salários de trabalhadores contratados e bolsas.

 

 

*Com edição do ANDES-SN

 

 

 

Fonte: Asduerj - Seção Sindical, 14/3/13.

 


Coletânea de artigos


Home