Atraso nas nomeações de docentes deixa 1700 estudantes sem aula na Uespi
 

No início de agosto, foi firmado pelo governador do Piauí, Wilson Martins, o compromisso de nomeação de 33 professores efetivos para a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), além das 51 contratações realizadas recentemente. No entanto, até o momento, o governo não cumpriu o acordo estabelecido, prejudicando a vida de estudantes e também dos professores classificados.

Segundo ofício encaminhado ao governo do estado pela Reitoria da instituição, cerca de 1700 estudantes estão sem aula por ausência de professores. A Secretaria de Administração do Piauí também publicou uma portaria que suspende a contratação e/ou renovação de professores substitutos para a universidade. Ou seja, não há perspectiva nem de contração de substitutos, nem de efetivação do quadro docente.

A Adcesp, Seção Sindical do ANDES-SN, defende a nomeação imediata dos classificados para suprir a demanda, respeitando a ordem de classificação. Além disso, reivindica a realização de novo concurso público para a efetivação de todo o quadro docente, que atualmente é preenchido, em maioria, por professores substitutos ou temporários de forma ilegal.

Os docentes da Uespi deliberaram, em Assembleia Geral da categoria no dia 15 de agosto, que paralisarão as atividades em 30 de agosto, aderindo à paralisação nacional convocada pela CSP-Conlutas e outras centrais sindicais. Em Teresina, o ato será realizado na Praça da Liberdade, a partir das 15 horas.

 

* Com edição do ANDES-SN, 29/8/13.

 

 

 

Fonte: ADCESP - Seção Sindical

 


Coletânea de artigos


Home