Caixa Econômica Federal demite ativista sindical
 

Durante a campanha salarial de 2012, CEF abriu dois processos administrativo contra o militante sindical Messias Américo. Um foi arquivado, o outro resultou na demissão

Há 23 anos na Caixa Econômica Federal, o militante sindical Messias Américo da Silva pode ser demitido por justa causa. Isso porque ele ajudou a organizar a categoria na campanha salarial de 2012.

Durante a mobilização, que exigia maiores salários e melhores condições de trabalho, a CEF abriu dois processos administrativos contra o ativista, que trabalha em Osasco. Um deles foi arquivado, o outro resultou a demissão.

“Vamos tentar reverter a demissão de forma negociada, mas não descartamos uma ação judicial”, diz o também ativista sindical Márcio Cardoso. Funcionário do Banco do Brasil, Márcio faz parte, junto com Messias, do grupo bancários de base, que faz oposição a atual direção do sindicato dos bancários de São Paulo, filiado à CUT.

Fazendo um chamado aos sindicatos para que ajudem na divulgação da campanha pela reversão da demissão ele afirma que ela “representa um atentado ao direito de livre organização da classe trabalhadora”.

 

Texto: Caê Batista

 

Fonte: Sintrajud-SP, 15/2/13.

 


Coletânea de artigos


Home