Cnesf convoca Plenária Nacional para o próximo domingo, dia 26
 

Entre pautas, está a definição de estratégias a partir da avaliação das atividades já realizadas em 2013

No próximo domingo (26), representantes de diversas categorias do serviço público federal estarão reunidos na Plenária Nacional dos Servidores Federais, que será realizada em Brasília, para definir as estratégias que nortearão as ações nos próximos meses, a partir da avaliação das atividades realizadas entre maio e o início de 2013.

O ANDES-SN e as Seções Sindicais do Setor das Ifes participarão da Plenária, convocada pela Coordenação Nacional das Entidades de Servidores Federais (Cnesf). A pauta prevê a realização do balanço das atividades prioritárias do período; a definição do plano estratégico para o próximo período; informações sobre a organização e finanças da Cnesf; além de informes da Coordenação e das entidades. A Plenária será realizada a partir das 10 horas, no Plenário José de Paiva Neto, na Legião da Boa Vontade – L.B.V (confira a convocatória).

Para o 1º vice-presidente da Regional Nordeste II do ANDES-SN, Josevaldo Cunha, o balanço das ações - como o Lançamento da Campanha Unificada dos SPF 2013, o protocolo da pauta de reivindicações no Ministério do Planejamento (MPOG) e a Marcha do dia 24 de abril, que reuniu mais de 20 trabalhadores de vários estados brasileiros e de várias categorias na Esplanada dos Ministérios - contribuirá para a definição das atividades do próximo período. “A avaliação indicará o que precisamos fazer para efetivamente tentarmos tirar o governo da posição de silêncio até agora demonstrada, no que se refere a responder para o movimento sobre a pauta protocolada”, ressalta. Cunha afirma ainda que a Plenária permitirá a avaliação dos avanços do processo de negociação da pauta da campanha unificada de 2013.

Entre as atividades realizadas, o diretor do ANDES-SN destaca a participação dos servidores públicos federais na Marcha do dia 24 de abril, em Brasília. “O conjunto das entidades dos SPF, ai incluídos o ANDES-SN e suas Seções Sindicais, investiram muito na Marcha promovida pelo Espaço de Unidade e Ação. A Plenária avaliará todos os passos que as entidades dos servidores públicos federais deram desde o início do ano”, explica.

Para Cunha, a participação das entidades que compõem o Fórum dos SPF e a Cnesf é fundamental para a avaliação das atividades. “Quanto mais entidades estiverem representadas e, no caso do ANDES-SN, quanto mais representação das Seções Sindicais tiver, será possível fazer uma avaliação mais abrangente e aprofundada, para definir os encaminhamentos e tirar o governo dessa posição de silêncio, e de certa forma desrespeito, a um processo de negociação que deve ser instalado”, opina. 

Jornada de Luta do setor das Ifes

Para o diretor do ANDES-SN, a reunião do setor das Ifes do ANDES-SN, que será realizada nos dias 24 e 25 de maio em Brasília, contribuirá para a Plenária da Cnesf, realizada no dia posterior. “O Fórum dos SPF se mobiliza compreendendo que há dois movimentos que se complementam em termos de reivindicações: a pauta geral dos SPF, e as pautas específicas das várias entidades que compõem o Fórum e a Cnesf. A expectativa é que o movimento consiga fazer, além dos atos e marchas nacionais, ações articuladas nacionalmente, mas nos estados, e o ANDES-SN tem condição de cooperar com isso. A sensação é que podemos colaborar em termos de diálogo e trazer o governo para a mesa de negociação”, diz.

 

Como exemplo de articulação, Cunha cita a jornada de luta das IFE, realizada entre 20 e 24 de maio. Segundo ele, em algumas instituições as ações estão sendo feitas em conjunto com os servidores da Fasubra, que também promove jornada de luta no mesmo período. “A experiência que estamos tendo com a jornada de luta das IFE e o bom diálogo que o ANDES-SN tem com várias entidades que compõem tanto o Fórum quanto a Cnesf, especialmente as entidades sindicais da educação federal, apontam um bom grau de acerto”, diz.

“Essa jornada de luta específica em duas importantes entidades dos SPF, que são o ANDES-SN e a Fasubra, nos faz acreditar que é uma boa maneira de o Sindicato contribuir com o crescimento do movimento dos SPF, combinando as pautas gerais com a pauta específica, ao encaminhar as ações nacionalmente - mas centradas nas regiões, nos estados, mais especificamente nas IFE – e envolvendo docentes e técnicos. Acreditamos que esta experiência da jornada é uma boa colaboração para que a pressão cresça e o governo sinta que os servidores estão se movimentando, em articulação com entidades do âmbito dos SPF, mas também em um espaço mais amplo, como o Espaço de Unidade e Ação”, conclui Cunha.

 

  • Clique aqui para ver o cartaz.

 

 

Fonte: ANDES-SN, 22/5/13.

 


Coletânea de artigos


Home