'Colleges' à brasileira
 

Cursos pré-universitários que duram entre 1 ano e meio e dois anos, comuns no exterior,
chegam com força ao país em projetos na Bahia e em São Paulo

A ideia não é nova. Já foi colocada em prática desde o fim do século XIX nos Estados Unidos e é adotada, com diferentes contornos, em países tão diversos como o Canadá e a Venezuela. No entanto, só agora os “colleges”(colégios universitários) — cursos pré-universitários que duram entre 1 ano e meio e dois anos — chegam com força ao Brasil: na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), em fase de implementação e que deve receber as primeiras turmas em 2014, e nas universidades estaduais paulistas, que pretendem utilizar o sistema exclusivamente para estudantes vindos das ações afirmativas.

A proposta baiana é ambiciosa. Serão implantados colégios universitários (Cunis) em 32 municípios do sul do estado. Eles ocuparão salas em escolas públicas e cada uma será equipada com 50 computadores com acesso à internet banda larga. O ensino será meta-presencial: o conteúdo será oferecido em um ambiente virtual, que contará com vídeos e exercícios. Assim, cada aluno poderá adaptar o horário de estudo ao seu ritmo, nas dependências do colégio ou em casa. Aos sábados, todos os estudantes serão submetidos a avaliações aplicadas por tutores. Para garantir o acesso à banda larga, serão investidos R$ 20 milhões em três “anéis” de conexão, afirma o professor Naomar Almeida Filho, que comanda a estruturação da UFSBA.

Na Bahia, 5 mil vagas em 2014

Paralelamente aos Cunis, outros três campi tradicionais serão construídos nos municípios de Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Itabuna. Os alunos de cada um deles também ajudarão na formação dos colegas nos colégios. O currículo seguirá o modelo de ciclos adotado na Universidade Federal da Bahia (UFBA), implementado pelo próprio Almeida Filho. Nos três campi, os ingressantes cursarão um dos quatro Bacharelados Interdisciplinares (BI) em saúde, ciências e tecnologias, artes e humanidades. Após este primeiro ciclo, os estudantes ganham um diploma, mas também podem optar por seguir para diferentes modelos de formação profissional (de dois a três anos, em média).

No caso dos colégios universitários, os alunos terão uma formação geral única por um ano e meio, quando receberão uma certificação. Após este período, quem tiver interesse em conseguir o diploma do BI deve continuar os estudos em um dos campi por mais um ano e meio. Segundo o futuro reitor da UFSBA, não se trata de “ensino à distância simplesmente”, mas da adoção de “uma tecnologia pedagógica avançada”. Sua principal vantagem, explica, é atingir um número muito maior de jovens.

No primeiro ano serão 5 mil vagas oferecidas através dos Cunis, que terão processos seletivos regionais. Os alunos da rede pública de uma cidade competirão entre si em uma seleção específica para as vagas do município. Para as sedes, será usada a nota no Enem, através do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), com cotas para 50% das vagas.

— No modelo tradicional, eu mal conseguiria abrir 3 mil vagas. Esse formato permite massificação com cobertura territorial. O sul da Bahia tinha apenas uma universidade estadual e nenhuma federal — diz Almeida Filho. — Outra vantagem é que o jovem entra primeiro e depois decide o curso. Isso reduz a evasão. É possível também aproveitar toda a sua formação, porque os certificados são por etapas.

Já o Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público (Pimesp), em São Paulo, é mais modesto. A meta acordada entre o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) e o governo estadual é ter, até 2014, 50% dos matriculados no sistema de ensino superior público — Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Faculdades Tecnológicas (Fatecs) do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza — oriundos da rede pública. Dentro deste grupo, 35% devem ser negros, pardos e indígenas. Para atingir o número, serão mantidas as políticas atuais já existentes (como bonificações) e serão criados os Institutos Comunitários de Educação Superior (ICES).

Nos ICES, os alunos terão aulas de todas as disciplinas, sem divisão por áreas. Depois do primeiro ano, caso o estudante tenha aproveitamento acima de 70%, poderá ingressar num dos cursos oferecidos pelas Fatecs. Ao final do segundo ano, se manter o rendimento, será possível entrar em uma graduação da USP, Unicamp ou Unesp ou então dar por encerrada a sua formação. Após os dois anos, os ICES vão conceder diplomas de nível superior.

De acordo com o professor Carlos Vogt, presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e porta-voz da iniciativa, o Pimesp foi resultado de um pedido do governo estadual. Vogt ressalta que, neste momento, o programa está sendo discutido internamente nas instituições. Segundo ele, tomando com base os dados de 2012, para que a meta seja cumprida, são necessários mais 4.520 estudantes de escolas públicas no sistema.

— O “college”, como está no programa, cumpre um papel clássico dessas instituições de ensino superior em vários países, que é exatamente o de oferecer condições ao aluno para que dê sequencia à sua formação universitária. O estudante pode também cursar os dois anos e considerar que está bem para sua vida profissional e terá um diploma de nível superior que o habilita para diversas atividades.

Um ponto que liga as duas iniciativas é a utilização da educação à distância. Assim como na Bahia, em São Paulo haverá uso intensivo de tecnologia nos ICES, através da Univesp, com aulas transmitidas pela TV e internet. Haverá também monitores e tutores nos pólos que estarão espalhados por todo o estado.

‘O que farão com esses diplomas?’

Para Afrânio Catani, professor titular da Faculdade de Educação da USP, o “college”, se bem estruturado, poderia ser interessante, mas ele critica o que chama de “certificação em larga escala”, já que serão dados diplomas a cada etapa de formação. Também vê problemas no emprego do ensino à distância, pois não acredita que alunos com a defasagem do ensino médio vão superá-la dessa maneira.

— A questão é: o que eles vão fazer com esses títulos depois que terminarem essa formação inicial? É uma solução de baixo custo, para mostrar que algo está sendo feito — questiona.

Para Frei Davi, presidente da ONG Educafro, o modelo dos “colleges”, tal como proposto em São Paulo, é extremamente positivo para a juventude negra e pobre, mas sofre críticas por ser uma experiência pouco conhecida no Brasil. Ele não vê problemas no fato de , na entrada de alunos, haver uma segregação entre os oriundos de programas de ações afirmativas e os da seleção tradicional das universidades.

— Se você visitar a Faculdade de Medicina da USP, vai encontrar centenas de estudantes que, mesmo vindos de colégios particulares, fizeram várias vezes o vestibular até passar. O “college” vai garantir que todo aluno negro e branco pobre que fizer esse curso universitário intermediário e obtiver a nota pode entrar diretamente na Medicina da USP, sem vestibular. Quem diz que o “college” não tem qualidade está equivocado, é um método eficiente para o mundo que queremos — defende.

Ao GLOBO, o Ministério da Educação (MEC) disse, por meio de nota, que as diferentes opções de curso superior são “importantes para a democratização do acesso e para o atendimento qualificado da demanda”. Sobre os diplomas dos “colleges”, o MEC diz que “quem optar apenas pela formação inicial do curso terá um diploma superior, que tem o seu valor, mas evidentemente tem as suas limitações”.

Tanto a UFSBA quanto as universidades paulistas vão precisar correr para colocar seus planos em funcionamento em 2014. A criação da nova federal precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional até abril. Já em São Paulo, a resistência histórica das instituições paulistas a adotar políticas desse tipo pode atrasar a implantação do projeto.

 

Fonte: O GLOBO/Caderno Prosa & Verso, Leonardo Cazes, 9/3/13.

 


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