Comunidade da Educação Física protesta na UFRRJ e é recebida por representantes da Administração Central
 

Estudantes do curso de Educação Física da UFRRJ realizaram um protesto no campus de Seropédica para reivindicar, principalmente, melhores condições estruturais, como a pavimentação (com piso sintético) da pista de atletismo, iluminação, reforma e reabertura da piscina, condições de acessibilidade para deficientes físicos, reforma das quadras poliesportivas e melhor eficiência no transporte universitário e no atendimento no bandejão. As péssimas condições de funcionamento da Universidade Rural, como um todo, já foram alvo de reportagem do jornal O GLOBO: http://oglobo.globo.com/educacao/alunos-da-rural-convivem-com-instalacoes-precarias-inundacoes-7928228

O ato teve início em frente ao restaurante da Universidade e, com apitos e gritos de ordem, os estudantes se conduziram até o Prédio Principal. O grupo se dirigiu à Reitoria e foi recebido pelo Vice-Reitor, Eduardo Mendes Callado e pela Pró-Reitora de Extensão, Katherina Coumendouros. Os professores Sissi Aparecida Martins Pereira e José Henrique dos Santos representaram os docentes do curso de Educação Física e, juntamente com os alunos, expuseram as reivindicações da comunidade, que decidiu esperar, na sala do Vice-Reitor, pela Professora Ana Maria Dantas Soares, Reitora da UFRRJ. A Magnífica estava em trânsito, retornando de um compromisso fora do Estado.

O estudante Carlos Eduardo Pereira, do 11º período, leu em voz alta o documento assinado pelo professor Walter Jacinto Nunes, chefe de Departamento da Educação Física, solicitando melhoramentos para o curso bem como esclarecimentos sobre o cancelamento do contrato da professora substituta Luciana Menezes durante o semestre vigente. A professora ainda teria, por lei, mais um ano para estar à frente da cadeira de Ginástica Artística 1. Pelo documento, o Chefe de Departamento também reivindicava a abertura de novas vagas para professores efetivos (concursos).

O documento foi entregue ao Vice-Reitor, que disse já estar ciente de algumas das necessidades da comunidade, salientando que está em andamento a resolução do problema da piscina, fechada há dois anos. De acordo com ele, os processos 230830853/2012 e 230830824/2012 dizem respeito, respectivamente, aos contratos para requisição de nova bomba e substituição de azulejos. Afirmou que existem R$4 milhões que serão licitados para a aplicação de asfalto na Universidade e prometeu dar conta de atender um apelo da Profa. Sissi para que tal melhoria chegasse ao Departamento e ao Ginásio da UFRRJ. A Profa. Katherina Coumendouros disse que assumiu a PROEXT há pouco tempo e que é preciso que as pessoas reconheçam que a burocracia é federal e não uma prática da UFRRJ: “Temos que fazer tudo pelos meios certos”, disse, após mencionar que parte dos problemas reivindicados lhe estava sendo apresentada naquele momento.

Os docentes Sissi e José Henrique lembraram que a Praça de Desportos da Universidade é um patrimônio de toda a comunidade e não apenas dos estudantes da Educação Física. “A Praça é nossa sala de aula, nosso laboratório”, disse a Profa. Sissi, afirmando que não dá mais para viver de improvisos. “A Educação Física conta com 450 alunos e mais 25 estudantes que ingressaram em nosso Mestrado Profissional, em parceria com outras Universidades”, lembrando que o curso tende a crescer, carecendo de espaço para aulas práticas e teóricas.

O Prof. José Henrique disse que é necessário que a Reitoria estabeleça prioridades e elabore um projeto que atenda às reivindicações da comunidade, mencionando que os estudantes estão sem aulas práticas. “Nosso laboratório é ao ar livre”, salientou.

 
 

 

 

 


Coletânea de artigos


Home