CONSELHEIROS DO CONSUNI DO ITR DEFENDEM RESPEITO AO RESULTADO DAS URNAS
 

No dia 10 de abril, os professores Luciano da Silva Alonso e Victor Cruz Rodrigues estiveram em Três Rios para participar do CONSUNI – Conselho da Unidade. Os professores Eduardo Mendes Callado e Ricardo Oliveira, bem como os técnico-administrativos Carlos Valentim Neves (Manteiga) e Leonir Tunala Rezende estiveram presentes como membros de uma Comissão designada pelo CONSU – Conselho Universitário para avaliar o processo eleitoral no ITR.

A reunião foi motivada por um documento encaminhado à Reitoria, elaborado por um grupo de técnico-administrativos lotado no ITR, questionando o processo eleitoral.

O Conselho Universitário, em reunião realizada no dia 5/4, nomeou quatro conselheiros (não havia conselheiros da categoria estudantil nessa comissão) para avaliar o processo eleitoral e discutir encaminhamentos com a comunidade do ITR, e recomendou a participação das entidades representativas na reunião do CONSUNI/ITR para tratar desse assunto.

A Diretoria da ADUR-RJ, preocupada em compreender o que acontecia com a comunidade em Três Rios, avaliou ser importante participar do CONSUNI, sobretudo porque todo o desenrolar dos fatos indicava a possibilidade de uma intervenção indevida no processo.

Durante a reunião do CONSUNI do ITR a maioria dos professores e dos estudantes presentes apoiou a consulta eleitoral, tendo sido publicizado um manifesto de docentes, com assinatura de cerca de 70% da categoria do ITR, ressaltando a legitimidade do pleito, além de moções de dois departamentos a favor do processo.

Durante a reunião a posição da diretoria da ADUR-RJ, foi com a preocupação de algum tipo de intervenção no processo. No entanto, um representante da Comissão designada pelo CONSU afastou qualquer possibilidade de intervenção no processo eleitoral em Três Rios.

Os debates foram acalorados e, após mais de cinco horas de duração da reunião, a mesma foi suspensa, com encaminhamentos para que o resultado das urnas seja respeitado na confecção da lista tríplice para a homologação do resultado, e nomeação/posse da diretoria eleita assim que o CONSUNI do ITR estiver com a sua composição adequada às normas do Estatuto da UFRRJ.

 

 

 


Coletânea de artigos


Home