Dilma propõe 5 pactos; entre eles, plebiscito sobre Constituinte para a reforma política
 

A presidenta Dilma Rousseff apresentou a proposta de convocação de um plebiscito popular para que os brasileiros decidam sobre a convocação de um processo constituinte específico destinado a fazer a reforma política. O anúncio, feito nesta segunda-feira (24) no Palácio do Planalto em Brasília (DF), propõe ainda um “pacto” com cinco itens, entre eles a destinação de 100% dos recursos dos royalties do petróleo para a educação e a alteração na legislação para que o crime de corrupção se torne hediondo.

Dilma afirmou também que o país precisa dar um salto de qualidade no transporte público nas grandes cidades, com mais metrôs, VLTs e corredores de ônibus. A reunião está sendo realizada com prefeitos e governadores das 27 unidades federativas.

Antes, a presidenta se reuniu com integrantes do Movimento Passe Livre (MPL), que iniciou os protestos pelo país reivindicando a revogação das tarifas do transporte público. Após o encontro com o MPL, representantes do movimento afirmaram que a luta continuará até o governo apresentar medidas concretas para reduzir a tarifa de transporte público no país.

Leia os 5 itens que fazem parte do pacto anunciado hoje pela presidenta:

     1) responsabilidade fiscal para garantir a estabilidade da economia;

     2) a convocação de um plebiscito sobre reforma política e alteração na legislação para que o crime de corrupção se torne hediondo;

     3) pacto pela saúde, com a criação de novas vagas para médicos e a contratação de profissionais estrangeiros;

     4) investimento de 50 bilhões de reais em mobilidade urbana para transportes, com metrô e ônibus;

     5) mais recursos para a educação, repetindo a destinação de 100% dos recursos dos royalties do petróleo para a educação.

 

 

Fonte: Brasil de Fato, 24/6/13.

 


Coletânea de artigos


Home