Diretoria e conselheiros da Adusp são barrados na porta da Reitoria da USP
 

Incidente reafirma necessidade urgente de democratização da USP e votação para reitor, já!

Na tarde da última quinta-feira (22), representantes da Adusp, Seção Sindical do ANDES-SN, não conseguiram entrar no prédio da Reitoria da USP ao serem barrados pela segurança, que inclusive fotografaram a comitiva. A Diretoria da Adusp e membros do Conselho de Representantes (CR) dirigiram-se à Reitoria para discutir, com o reitor João Grandino Rodas, a convocação do Conselho Universitário (CO) e a inclusão da proposta da Associação na pauta, de modificação do Estatuto quanto ao processo de indicação de reitor: consulta paritária, com inclusão na lista tríplice, da pessoa indicada.

De acordo com a Seção Sindical, no dia 4 de julho a Adusp, APG e DCE protocolaram pedido de convocação do CO para a terceira semana de agosto, “para discutir e deliberar sobre propostas de alteração do Estatuto da USP no que se refere ao processo de eleição para reitor”. No mesmo ofício, foi registrado o protocolo, em 2 de julho, da proposta de consulta paritária. A intenção era que as eventuais mudanças no Estatuto entrassem em vigor já no processo reitoral deste ano.

A Adusp afirma que, como não houve resposta da Reitoria ao ofício de 4 de julho, em 15 de agosto foi solicitada uma reunião com o reitor para a última quinta-feira (22), para discussão o assunto. No dia 20, a Reitoria encaminhou resposta ao pedido de audiência, não fez menção à solicitação para o dia 22, e reafirmou a intenção de convocar o CO para 1º de outubro, além de reiterar proposta da Reitoria de uma Semana de Debates acerca de propostas para indicação de dirigentes. Diante deste quadro, a Diretoria e o CR da Adusp se dirigiram à Reitoria da universidade a fim de obter uma interlocução direta com o reitor sobre a data e a pauta do CO.

“A Reitoria da USP tem sede, atualmente, no Antigo Prédio, agora reformado. Não é exagero dizer que lembra um bunker. Fomos recebidos na porta do tapume que envolve o edifício pela segurança — que nos comunicou que reitor, chefe de gabinete, bem como a secretária do gabinete, estavam fora da Reitoria. Fomos informados de que a secretária voltaria em pouco tempo, quando poderia tratar do assunto. Ao mesmo tempo não nos foi permitido entrar no pátio, no saguão, nas dependências — enfim, na Reitoria. Com a demora, exigimos esperar na antessala do gabinete do reitor. O segurança esclareceu que não poderia permitir a nossa entrada”, afirma a Adusp, que acrescenta: “após a chegada da secretária do gabinete, nos foi informado, para nossa surpresa, que só entra na Reitoria da USP quem tiver permissão ou agendamento prévio. Dada a ausência do reitor, da chefia de gabinete, de agendamento prévio e da nossa insistência em esperar para falar com o reitor, ouvi¬mos: ‘então vão esperar aqui fora’. A indignação com esta situação inaceitável aumentou quando os professores presentes perceberam que estavam sendo fotografados pela segurança da Reitoria”.

Para a Adusp, este desrespeito, fruto da militarização imposta ao campus pela atual gestão da Reitoria, merece registro e repúdio: “desde quando membros do corpo da USP podem ser impedidos de entrar em prédio da universidade? Democracia, pois sim!”

Reunião

Segundo a Adusp, a diretoria da Associação entrou em contato direto com o chefe de gabinete do reitor e registrou a indignação perante o desrespeito da Reitoria a um conjunto de professores da USP. Após o contato, a secretária do gabinete informou aos docentes sobre proposta de reunião para esta quarta-feira (28), às 10h. A presença do reitor deve ser confirmada nesta segunda (26).

“Fica mais uma vez clara a necessidade urgente de transformar, drasticamente, as relações sociais no interior da universidade. É hora e tempo de retirar o poder das mãos dessa oligarquia que controla a USP apoiando-se no entulho autoritário herdado da Ditadura Militar, origem do Estatuto e do regimento disciplinar que hoje vigoram. É hora e tempo de transferir o poder ao corpo da universidade, viabilizando e potencializando a participação plena dos professores, estudantes e funcionários", afirma a Adusp.

 

 

* Com edição do ANDES-SN, 26/8/13.

 

 

 

Fonte: Adusp Seção Sindical

 


Coletânea de artigos


Home