Docentes participam de ato em defesa dos HUS
 

Atividade aconteceu nesta quinta em frente a Hospital da UFRJ

Os participantes do 32º Congresso do ANDES-SN estiveram na manhã desta quinta, 7, em um ato que ocorreu frente ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no campus da UFRJ. A manifestação foi em defesa dos Hospitais Universitários (HUs) e contra a implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) que, na Federal do Rio, está caminhando a passos largos para ser implantada pela reitoria. O ato também teve a participação de representantes da Frente contra a privatização da saúde e membros das três entidades que representam os segmentos da UFRJ: docentes, técnico-administrativos e estudantes.

A presidente do ANDES-SN, Marinalva Oliveira, usou o microfone para destacar os riscos a partir da implementação pelo governo de uma empresa de direito privado para gerir os HUs. Ela também lembrou que o Congresso do ANDES-SN já tem posição contrária à Ebserh, e que deverá reiterar esse posicionamento durante a atual edição, que finalizará no sábado, 9. “O compromisso do nosso sindicato é com a defesa da educação e da saúde públicas e contra a implantação da Ebserh”, enfatizou Marinalva.

A professora da Faculdade de Medicina, Fatima Siliansky, alertou que os hospitais universitários são hoje a referência para as classes menos favorecidas economicamente e, que, com a implementação da Ebserh, essa rede pública de saúde passa a ficar ameaçada. Ela também questionou o fato de que técnicos da empresa fizeram um diagnóstico do Hospital Universitário, mas ninguém sabe qual o resultado. Segundo a professora, falta transparência, comentando que as negociações entre a reitoria da UFRJ e a Ebserh estariam em sigilo total.

O ato desta manhã, do qual participaram cerca de 150 pessoas, também foi apoiado pela Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas). Claudia March, professora da UFRJ e integrante da Regional RJ da central, denunciou o caráter privatista do governo federal ao propor a criação da Ebserh. “Ao privatizar os hospitais universitários, o governo vai consolidar na prática a destruição do SUS”, frisou Claudia.

 

Texto: Fritz R. Nunes
Assessoria de Imprensa da Sedufsm

 

Fonte: Sedufsm, 7/3/13.

 

 


Coletânea de artigos


Home