Docentes universitários e Governo da Bahia avançam nas negociações
 

O governo apresentou uma nova proposta na última semana, que será discutida em assembleias nas universidades nesta terça (4). Fórum das ADs avalia que o processo de negociação tem sido vitorioso para o Movimento Docente

Após intensa pressão do Movimento Docente na Bahia, por meio de campanha de mídia, paralisações, ofícios, audiência pública, panfletagens e mobilizações constantes, o Governo do Estado finalmente apresentou nova proposta e solicitou ao Fórum de Reitores que mediasse a negociação na tentativa de superar o impasse, na noite da última terça-feira, dia 28.

A proposta contém a incorporação total do restante da Gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) para este ano, sendo 9% em maio, 9% em novembro e 5,20% em dezembro e garante ainda o reajuste salarial, para todas as classes e níveis, de 7% para 2014, dividido em 4% para junho e 3% para dezembro. O documento também menciona que o aumento do salário-base é independente e não traz nenhum prejuízo ao reajuste geral anual dos servidores públicos.

Os representantes dos docentes se comprometeram em levar a proposta para suas assembleias, que acontecerão nesta terça (4), a fim de que a base decida pela assinatura ou não do acordo, agendada para dia 6 de junho.

Em reunião realizada na quarta-feira, dia 29 de maio, na sede da Aduneb, em Salvador, representantes do Movimento Docente da nas quatro Universidades Estaduais da Bahia (UEBA) e do Andes–SN aprofundaram as discussões relacionadas à nova proposta do governo apresentada na noite do dia 28. O Fórum entendeu que esse processo de negociação tem sido uma vitória para o Movimento Docente, que em todo esse tempo não tem medido esforços para defender os direitos da categoria, mesmo diante da intransigência do governo.

Para um dos diretores da Adufs, Elson Moura, esse governo entrou nas negociações insistindo haver um limite orçamentário. “Somos vitoriosos por conseguirmos algo a mais após tanta intransigência por parte do governo. Agora, vamos levar essa proposta para a base avaliar nas nossas assembleias”, afirmou o professor.

Após as discussões, o Fórum tirou como encaminhamento a unificação da pauta a ser discutida nas assembleias, onde todas as quatro ADs pautarão a avaliação da deflagração da greve, a partir da nova proposta apresentada pelo governo. Além disso, o Fórum das ADs também indica que seja aprovado nas assembleias que a Codes se comprometa em: marcar uma reunião para discutir o PL da autonomia sobre a revogação da Lei 7176/97 e o orçamento para 2014; e criar o GT Carreira nos moldes da proposta do Movimento Docente. A próxima reunião do Fórum acontecerá no dia 17 de junho na sede da Adusc, em Ilhéus.

Estaduais da Bahia realizam audiência e aula pública em dia de mobilização

Na manhã do dia 28 de maio (terça-feira), professores, discentes e técnicos administrativos das quatro Universidades Estaduais da Bahia (UEBA) realizaram duas atividades de mobilização para denunciar a precarização do trabalho docente e o sucateamento das instituições de ensino superior do estado.

A primeira atividade foi na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), onde os professores, alunos e técnicos administrativos das UEBA fizeram a entrega de uma Carta à Comunidade, aos funcionários e deputados que se encontravam na Alba.

Na sequência, os presentes assistiram a uma aula pública com o tema “Uma esquerda para o capital: o transformismo dos grupos dirigentes do PT (1978 – 1998)”, ministrada pelo professor doutor Eurelino Coelho, do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O professor palestrante utilizou o conceito de transformismo de Antônio Gramsci para fazer uma análise da trajetória do Partido dos Trabalhadores (PT). Em síntese, ele abordou sobre como se deu a construção do Partido e como isso tem se configurado hoje na política brasileira.

Após a aula, a comunidade acadêmica presente no evento participou de uma audiência pública sobre Autonomia e Financiamento nas UEBA. A atividade aconteceu na sala da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviços Públicos e levou professores, estudantes, técnicos administrativos e deputados a um debate sobre a situação das UEBA e a urgência de que os vários problemas orçamentários sejam resolvidos. O espaço também serviu para denunciar ao legislativo a condição de um dos piores salários pagos aos docentes das Universidades Estaduais da Bahia e levantou questões como o orçamento de 2013 e os cortes feitos pelo governo do estado.

 

Com edição do ANDES-SN, 3/6/13.

 

 

Fonte: Fórum das AD's

 


Coletânea de artigos


Home